Rede Minas apresenta novidades na programação a partir de 28 de outubro

Novos programas, parcerias e horários garantem ao público mineiro conteúdos educativos, culturais e informativos.

Neste ano, a Rede Minas e os mineiros brindam os 35 anos da emissora pública de Minas Gerais. Criada em agosto de 1984, teve a primeira transmissão no dia 8 de dezembro daquele ano. Em comemoração à data, a Rede Minas lança uma nova grade de programação no dia 28 de outubro. Novos programas, parcerias e horários preenchem a tela e prometem informação, educação, cultura e entretenimento ao público. “Queremos tornar a grade um reflexo das Minas Gerais pensando no mundo”, explica a diretora de Produção e Programação, Marisa Guimarães. As novidades representam um reflexo da proposta da Rede Minas para os mineiros.

Trazemos o paladar, a essência, a forma de viver, a sensibilidade e a complexidade dos mineiros.”
Marisa Guimarães

Minas da gente e Estações

Estreias, “Minas da gente” e “Estações” percorrem Minas Gerais para destacar os mineiros e suas memórias

Entre as novidades produzidas pela Rede Minas, a estreia do programa “Estações. Assim como a expressão “trem” faz parte do cotidiano dos mineiros, as estações ferroviárias também são importantes na memória do povo. O programa, que vai ao ar todas as terças, às 20h30, faz um resgate histórico e destaca a importância dessas instalações para os mineiros até hoje, além de refletir sobre o futuro desses locais e mostrar o patrimônio mineiro de potenciais turísticos, culturais e sociais. Nesta temporada, o programa mostra o ramal Paraopeba, da Estrada de Ferro Central do Brasil. A primeira parada, dia 29/10, é na Estação Belo Horizonte.

A Rede Minas percorre o estado, também, em “Minas da gente, aos domingos, às 12h. A equipe da emissora realizou uma travessia de dois mil quilômetros e visitou cidades do Vale do Rio Doce, Mucuri e Jequitinhonha, onde o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é o mais baixo do estado. A realidade desses locais e da população é revelada pela atração a partir de histórias de moradores que, mesmo diante das dificuldades, encontram na vida coragem, força e até arte. Na estreia, dia 03/11, visita Itabirinha, no Rio Doce.

O “Edição Especial“, de segunda a sexta, às 21h, e de terça a sexta, às 23h15, reúne séries de reportagens especiais produzidas pelo jornalismo da emissora.

Conversações, Cinematógrafo, Retratos da Dança

NOVAS TEMPORADAS

A Rede Minas estreia a grade de programação com novas temporadas de programas que conquistaram o público. Entre eles, o Cinematógrafo”, que explora em sua quarta temporada os movimentos cinematográficos, entre eles a Nouvelle Vague, o expressionismo alemão, a Nova Hollywood e o novíssimo cinema brasileiro. A atração, que será exibida às sextas, às 20h30, além de mostrar essas formas de se fazer cinema, destaca nesta temporada o papel de destaque das trilhas sonoras nos filmes. Neste mês de outubro, a TV Cultura começou a exibir a primeira temporada do programa.

Já o “Conversações”, agora às quintas-feiras, às 20h30, traz uma temporada especial, em que destaca o trabalho dos autores, que revelam que eles, que criam poesias, crônicas e romances, também são grandes protagonistas na vida real. Em novembro, o Conversações faz uma homenagem ao mês da Consciência Negra. Na estreia, dia 31/10, o bate papo é com a contadora de histórias e escritora infantojuvenil Madu Costa.

Atenta às artes e à cultura, a Rede Minas exibe a nova temporada da série “Retratos da Dança, que em conversas com consagrados dançarinos traz retratos envolventes da dança que passa pela experimentação, criatividade, emoção e liberdade. O programa é exibido todas as segundas, às 20h30. No episódio de estreia, dia 28/10, a Cia Mário Nascimento é apresentada ao público.

galapagos_urbex_ligadoemsaude

PARCERIAS LEVAM PROGRAMAS EXCLUSIVOS PARA A TV

O projeto “Sempre um papo“, criado em 1986 pelo jornalista Afonso Borges para fomentar a leitura, já realizou encontros com grandes nomes nacionais e internacionais. Agora repaginado, o Sempre um Papo será exibido aos sábados, às 21h. Na estreia, 02/11, o encontro é com a atriz e escritora Denise Fraga, no evento que aconteceu em Araxá, no Alto do Paranaíba. José Trajano, Fabrício Carpinejar, Pedro Muriel e Fernanda Young são alguns dos nomes que o público pode esperar ver no programa.

O “Mundo Urbex” é outra novidade que vai ao ar, pela primeira vez, na TV. O programa, que conquistou internautas, faz uma verdadeira exploração no espaço urbano ao apresentar locais abandonados em meio às cidades. O foco é não deixar desaparecer a história de lugares que estão se tornando ruínas. Todos os domingos, às 16h, uma nova descoberta. Na estreia, as instalações de uma antiga fábrica de cimento em São Paulo, de 1926, são reveladas por uma equipe que vive uma verdadeira aventura desbravando a história. O episódio “Portland: a fábrica proibida” vai ao ar dia 03/11.

Conteúdos dedicados à saúde, educação e sustentabilidade também marcam presença na Rede Minas, em uma parceria com a Fiocruz. São cinco programas que vão ao ar, de segunda à sexta, às 7h30. Para abrir a semana, a emissora exibe o “Curta Agroecologia“. No primeiro episódio, que vai ao ar no dia 28/10, a experiência de um bairro do Rio de Janeiro onde os moradores cultivam plantas frutíferas e medicinais. O “Em Família”, que vai ao ar todas as terças, aborda o comportamento familiar. Na estreia, 29/10, o padrão de beleza é tema de discussão. Às quartas o público confere o “Ligado em Saúde”, que atende a demanda dos telespectadores. A questão do HIV na terceira idade é tema de estreia, no dia 30/10. Às quintas, a Rede Minas exibe o “Unidiversidade”, que apresenta discussões que partem do universo acadêmico. No primeiro episódio, que vai ao ar no dia 31/10, o tema é a juventude negra e o mercado de trabalho. Para encerrar a semana, o “Comunidade em Cena” divulga experiências comunitárias de sucesso. Na estreia, dia 01/11, o foco são os adultos e crianças especiais.

Galápagos” é outra atração. Produzida pela BBC, a série mostra a fascinante história das Ilhas Galápagos, no Equador. A produção revela não só a atividade vulcânica, fauna e a flora da região, assim como analisa o importante papel na formação da Teoria da Evolução, de Charles Darwin. A série vai ar ao todos os domingos, às 15h, e estreia dia 03/11.

A Rede Minas passa a exibir o “Café Filosófico” de segunda a sexta à 0h. A produção do Instituto CPFL e da TV Cultura busca compartilhar as ideias de grandes pensadores contemporâneos. No dia 28, estreia com “O que consideramos uma sociedade justa?”, com filósofo e cientista político Fernando Schuller. Já as noites de segunda a sexta contarão com muita informação, com os programas “Papo de Mãe”, às 18h30, que traz respostas e discussões sobre o universo materno/paterno; o bem-humorado game show “Tá Certo?”, às 19h, e o “Jornal da Cultura”, às 21h15. Um dos mais tradicionais programas de entrevista da TV brasileira, o “Roda Viva” será exibido às segundas, às 22h.

Programação infantil

DIVERSÃO GARANTIDA PARA A GAROTADA

A série “Dango Balango“, produzida pela Rede Minas com o grupo de teatro de bonecos Giramundo, abre as tardes, às 13h, com um conteúdo especial direcionado para o público infantil. Em seguida, a emissora exibe diversas animações. Para encerrar o dia da garotada, às 16h45 a Rede Minas passa a apresentar a “Turma da Mônica“, com histórias divertidas que saíram dos quadrinhos e ganharam a tela da TV. Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali e o restante da turma também têm espaço garantido sábado, das 8h30 às 9h30.

Nas manhãs, a animação também está garantida. A Rede Minas continua a exibir uma faixa infantil, que começa às 10h. O horário promete divertir os pequenos com atrações como A Turma do Pererê, Mytikah e O Diário de Mika. O clássico “Sésamo”, em versão atual e moderna, será exibido diariamente às 12h.

Durante toda a programação, a emissora ainda mostra, nos intervalos, as animações de curta duração “Pé de Sonho”. Criadas através de trabalhos musicais pelo grupo mineiro que leva o mesmo nome, ganharam imagens e se tornaram melódicas histórias encantadas para as crianças.

ATRAÇÕES GANHAM NOVOS HORÁRIOS

A Rede Minas altera os horários de alguns programas para atender melhor o público. Entre os diários, o Minas em Rede vai ao ar às 8h30 e o Opinião Minas às 9h. O Coletânea passa a ser exibido às 18h de segunda a sexta, mas em mesmo horário aos sábados, às 15h. O Jornal Minas 2ª Edição vai ao ar, ao vivo, às 19h30, e o Agenda às 20h.

Mudanças, também, nos horários de alguns programas semanais. A Faixa de Cinema continua na sexta, mas às 23h30. Aos sábados, o Minas Rural vem mais cedo, às 6h30, o Alto-Falante abre a tarde de muita música às 14h, A Hora do Improviso passa a ser exibido às 16h, o Hypershow às 17h e o Noturno às 23h30.

No domingo, o Arrumação vai ao ar às 10h; o Sou 60, que estreia uma nova temporada que destaca questões relacionadas ao corpo e a saúde dos idosos, será exibido às 11h30; e o Harmonia chega mais cedo na tela, às 14h.

Outra novidade é para os fãs do futebol. O “Meio de Campo”, que é exibido aos domingos, às 21h, passa a contar com uma reapresentação na segunda, às 3h, para o público que perdeu os gols da semana e os debates acalorados sobre a atuação dos clubes mineiros e do Brasil.

ACESSIBILIDADE

A inclusão está garantida na Rede Minas, que continua a exibir o “Programa Especial”, dedicado à inclusão social de pessoas com deficiência através da Língua Brasileira de Sinais, legenda e audiodescrição. A atração vai ao ar aos sábados, 12h30. De segunda a sexta, o público confere as notícias do dia no “Repórter Visual”, traduzido para a Libras, às 9h30. As duas produções são da TV Brasil.

[rev_slider novagrade_out19]
 

CONFIRA AQUI A GRADE DE PROGRAMAÇÃO COMPLETA E TODAS AS MUDANÇAS.

Comentários

Deixe um comentário

Categorias