agenda1

Um olhar apurado, contemporâneo, e dinâmico sobre o universo das artes.

Uma revista eletrônica cultural com viés estético e crítico sobre teatro, cinema, artes plásticas, música, literatura e outras manifestações artísticas. No ar desde 1987, é um dos programas mais antigos da Rede Minas.

Segunda a sexta: 19h30

Duração: 30 min

Apresentação: Mariana Lima

NOVOS QUADROS DO PROGRAMA AGENDA DA REDE MINAS COM CONTRIBUIÇÕES EXTERNAS
Todos os quadros, feitos pelo público (com celular, tablet, câmeras), devem estar dentro da proposta de uma agenda cultural e artística, em que o público que for assistir ao Agenda possa se programar para ir aos locais ou eventos abordados. Não serão aceitos vídeos com discurso de ódio, homofóbico, racista, misógino, partidário, religioso (no caso religioso, serão aceitas as festividades tradicionais já consideradas como Patrimônio Imaterial).

QUADRO AGENDINHA: uma agenda voltada para a programação infantil. Pode ser feita tanto pelas crianças, quanto por pais e parentes. Nesse quadro, a criança pode filmar ou ser filmada, na relação que ela trava com o evento ou local abordado. Ela vai contar porque gosta de frequentar e vai mostrar as curiosidades do evento ou do local. A câmera mostra a criança e detalhes do evento ou local escolhido. Nós iremos juntar o áudio com as imagens. Tempo máximo: 1 minuto. É importante dar detalhes, como: o que é o evento?; quando e onde acontecerá?; preço?; etc.

QUADRO ENSAIOS: artistas e pensadores de diversas áreas fazem análises, ensaios, crônicas sobre livros, discos, filmes, sites, exposições, peças de teatro, séries, quadrinhos, shows, ocupações, lançamentos, etc. Nesse quadro, a pessoa fala para a câmera. Ela mesma se filma ou alguém filma para ela. Tempo máximo: 3 minutos.

QUADRO CRÍTICO: artistas fazem autocríticas e provocações sobre arte, bastidores, ensaios e processos criativos. Nesse quadro, a pessoa fala para a câmera. Ela mesma se filma ou alguém filma para ela. Tempo máximo: 1 minuto.

QUADRO EU E A CULTURA: quadro construído por colaboradores que irão abordar a cultura a partir da própria vivência. Eles gravam eventos e ocupações culturais das quais participam e dão seu ponto de vista, a partir da relação pessoal que têm com aquele acontecimento. O intuito é criar uma ampla rede de colaboradores que ajudarão a descentralizar a arte dentro do AGENDA, e dar maior representatividade à toda diversidade: movimentos e coletivos culturais; movimentos de arte negra; universidades, sindicatos, associações e escolas de artes; movimentos LGBTQI+; movimentos sociais; cultura e arte nas favelas; ocupações. Nesse quadro, a pessoa usa a câmera e interage com a situação retratada da maneira que ela costuma se comportar nesses eventos. Se ela gosta de estar entre as pessoas em um determinado evento cheio de gente, ela vai entrar no meio do povo e filmar as pessoas de perto, andando, dançando, da maneira como ela age nesse determinado evento. Depois, num segundo momento, ela grava o áudio, por WhatsApp contando a relação íntima que tem com aquela situação, as sensações e transformações que aquele evento cultural causa nela. Nós iremos juntar o áudio com as imagens. Tempo máximo: 3 minutos. É importante dar detalhes, como: o que é o evento?; quando e onde acontecerá?; preço?; etc.

QUADRO POR AÍ: quadro com eventos do que está ocorrendo nas principais cidades de Minas Gerais (fora de Belo Horizonte). A pessoa grava imagens do evento e ou indica imagens deste evento na internet (YouTube) e depois grava áudio no WhatsApp com informações e curiosidades do evento cultural. Nós iremos juntar o áudio com as imagens. Tempo máximo: 2 minutos. É importante dar detalhes, como: o que é o evento?; quando e onde acontecerá?; preço?; etc.

QUADRO ANOTAÇÕES: quadro em que pessoas fazem comentários sobre o que estão vendo, lendo, pensando, ouvindo, criando, onde estão indo, o que estão conhecendo, etc. A pessoa se grava ou é gravada apresentando pra câmera o assunto que vai abordar. Depois grava imagens desses temas, processos de criação, lugares (praças, museus, bairros), leituras de trechos de livros, imagens de filmes ou séries (podem ser links de YouTube), exposições de arte (permanentes ou não), etc. Após isso, ela grava o áudio com as impressões sobre os temas por WhatsApp. Nós iremos juntar o áudio com as imagens. Tempo máximo: 2 minutos.

ENVIO DE MATERIAIS:

Email: agenda.redeminas@gmail.com

WhatsApp: (31) 98272-6543

Além disso, grave um vídeo em que você apareça falando o seu nome completo e que autoriza a Rede Minas a veicular as imagens.

Cultura

  • Histórias de estações de trem são resgatadas em série da Rede Minas

    Série “Estações: caminhos de uma história” vai ao ar no Jornal Minas e Agenda

  • “Minas ao Luar” especial celebra 30 anos do Agenda e 20 do Alto-Falante

    O que o Minas ao Luar, os programas Agenda e Alto-Falante e as bandas Pato Fu e Graveola têm em comum? Mineiridade? Música boa? Contemporaneidade? As trajetórias de quem dá voz e vez a artistas de Minas há décadas se unem para uma importante comemoração. Minas ao Luar apresenta Pato Fu e Graveola em uma

  • Novos horários da programação. Fique por dentro!

    Programas da Rede Minas têm novos horários e duração estendida a partir de 19/02

  • Retrospectiva da cultura em 2017

    O Agenda, que celebrou 30 anos no ar em 2017, encerrou o ano com quatro programas que contaram com convidados do meio cultural mineiro e a própria equipe da atração para relembrar os momentos marcantes de 2017 na cultura. E foram muitos álbuns, espetáculos, exposições e polêmicas, confira abaixo. Thiago Pereira e Paulo Proença falam sobre música. Carolina

  • Agenda completa 30 anos com programação especial

    Programação especial do Agenda, a partir de 23/10, celebra os 30 anos do programa.

  • Agenda volta com programação inédita

    Cinema, artes plásticas, literatura, música e tudo o que rola no universo cultural, você confere na nova temporada do programa Agenda.

  • Novidades do Grupo Corpo entre os destaques da semana

    O corpo nas artes foi destaque da semana, em conteúdos especiais do Agenda para a web. Novidades e polêmicas nas artes, indicação a prêmio nacional de comunicação, participação especial em programa esportivo e bastidores. Fique por dentro do que rolou nesta última semana (17 a 23/07) na Rede Minas: O Agenda matou a curiosidade de quem

  • Agenda faz retrospectiva da cultura em 2016

    Chegou a hora de fazer um balanço da cultura em 2016 e o Agenda reuniu uma série de figuras do cenário artístico e cultural para ajudar nessa missão durante a última semana do ano. Cada dia, um time de convidados bate um papo para comentar os destaques e fatos que marcaram o ano de 2016 em

  • Revisitando Vander Lee

    Nesta sexta-feira (5), a música brasileira dá adeus a um grande compositor mineiro, o músico Vander Lee. Ele morreu na manhã de hoje, aos 50 anos, vítima de um aneurisma. Vander Lee estava internado desde a tarde de ontem no Hospital Madre Teresa, em Belo Horizonte. Presença constante nos programas da Rede Minas e nos

  • Agenda faz cobertura especial do Oscar 2016

    A partir de segunda-feira, 22/02, o Agenda leva ao ar a sua cobertura do Oscar 2016, com matérias e entrevistas especiais, de segunda a sexta, às 19h. Na página do programa no Facebook, durante toda a semana, serão publicadas resenhas e críticas dos filmes que estão concorrendo neste ano. Na noite especial, no domingo, 28/02, a cobertura