Documentários produzidos pelo Agenda destacam a resistência da cultura
Especiais que tratam da cultura e seus desafios são exibidos nos próximos dias 26, 27 e 30 de dezembro
2019 marcou um ano de mudanças para a cultura, ao mesmo tempo que fincou a bandeira da resistência. O Agenda preparou três especiais que tratam sobre esse momento e faz um convite à reflexão sobre os rumos da produção cultural e artística. Nos dias 26, 27 e 30, às 20h, o programa exibe os documentários “Vogue Fever”, “Estrelas pendem do céu” e “2019: a cultura resiste”, produzidos pelo Agenda.
VOGUE FEVER
O festival internacional de dança “BH Vogue Fever” abre a maratona de especiais no próximo dia 26. O evento, que acontece na capital mineira, é vitrine da diversidade. Duelos de vogue e desfiles de looks são algumas das atrações. Além do Trio Lipstick, idealizador do projeto, o documentário do Agenda traz entrevistas com membros da comunidade ballroom constituída, principalmente, de pessoas LGBTQ+, como o lendário dançarino norte-americano Archie Burnett.
ESTRELAS PENDEM DO CÉU
Já no dia 27, o programa é dedicado ao Espaço Comum Luiz Estrela. O local centenário, localizado na capital mineira, esteve abandonado por cerca de 20 anos e hoje oferece atividades que vão de oficinas a encontros que têm como pilar as artes e a política. Batizado com o nome do poeta, performer e ativista LGBTQ+ Luiz Otávio da Silva, mais conhecido como Estrela, tem como foco o ativismo cultural na capital mineira. O Agenda mostra em “Estrelas pendem do céu” a riqueza que vai desde a história do prédio tombado como patrimônio histórico de Belo Horizonte às atividades que hoje acontecem no lugar.
2019: A CULTURA RESISTE
Os desafios da cultura são abordados no documentário do Agenda no próximo dia 30. O programa trata das decisões políticas e as mudanças que afetaram a produção e a valorização da cultura no Brasil. Na atração, o programa mostra como as artes reagiram nas comunidades periféricas, além de negros, mulheres e pessoas LGBTQ+. Nesse especial, o público confere depoimentos de pessoas que passaram pelo programa e vozes que reafirmaram a necessidade da valorização cultural.
Programação:
Agenda, às 20h
26/12 – Vogue Fever
27/12 – Estrelas pendem do céu
30/12 – 2019: A cultura resiste
Deixe um comentário