Trem mineiro é tema de documentário exibido pelo Faixa de Cinema nesta sexta (17)

Programa mostra “Estrada natural” e traz entrevista com o jornalista e diretor Emerson Penha e o compositor Robertinho Brant

O trem, em Minas Gerais, abriu passagem no vocabulário e nas fronteiras. O apito soava alto para a economia, a cultura e o sonho de alcançar o mar. A importância era tamanha que o assunto rendeu um documentário de Emerson Penha. O jornalista dedicou nove anos para produzir “Estrada natural” e o filme chega à Rede Minas, no Faixa de Cinema, nesta sexta (17). A atração exibe a obra e traz entrevista com o diretor e o compositor Robertinho Brant, que assina a trilha sonora.

O longa-metragem mostra o início, o auge e a decadência das ferrovias no Brasil e a paixão dos mineiros pelo trem. A linha mestra do enredo é a história da Estrada de Ferro Bahia e Minas, que ligava Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, até Caravelas, na Bahia, erradicada em 1966.

As locomotivas inspiraram músicas e poemas e foi assim para Adélia Prado, Milton Nascimento e Fernando Brant, que dão seus depoimentos, além de pessoas que viveram e se sentem saudosas do tempo em que se viajava sob trilhos. Milton e Brant são os autores da canção “Ponta de Areia“, conhecida internacionalmente, que conta essa história desde os anos 1970.

No estúdio

Para abrir as cortinas da sessão, o jornalista Samuel Guimarães conversa com Emerson Penha. Ele conta sua história e a conexão com as ferrovias, uma relação que começou em Divinópolis, na região centro-oeste. O jornalista, que passou pela TV Globo, SBT e TV Brasil, foi correspondente internacional e fala como a experiência na área o trilhou no caminho do documentário.

O compositor Robertinho Brant também participa do bate-papo. Ele assina as 14 faixas que são apresentadas no filme e conta sobre esse trabalho.

Emerson Penha, Samuel Guimarães e Robertinho Brant

ASSISTA

O Faixa de Cinema vai ao ar nesta sexta (17), às 23h, pela TV e, nesse mesmo horário, aqui no site e na plataforma de streaming EMCplay.

Comentários

Deixe um comentário

Categorias