Sinal digital da Rede Minas chega ao Vale do Jequitinhonha

Em Novo Cruzeiro, governador apresentou a novidade; alcance da emissora pública mineira chegará a 470 municípios até o fim do mês

Fotos: Marco Evangelista – Imprensa MG

A Rede Minas agora está com sinal digital no Vale do Jequitinhonha. A cobertura da emissora pública mineira começou, na região, por meio do Digitaliza Brasil. O programa vai levar o sinal da emissora pública mineira para 470 municípios até o fim deste mês. O governador Romeu Zema conferiu, de perto, o início da transmissão ontem (31), em Novo Cruzeiro. O município, que tem quase 30 mil habitantes, é um dos contemplados pelo Digitaliza Brasil.

A participação do estado no programa federal foi uma conquista do Governo de Minas Gerais, por meio da Empresa Mineira de Comunicação (EMC), como parte das metas da gestão estadual para alcançar a cobertura digital em todas as regiões mineiras. Por meio do sinal, os municípios terão acesso à Rede Minas e à multiprogramação da emissora, que estreou, em agosto, conteúdo exclusivo dedicado à educação. O serviço é um recurso da TV digital que possibilita a transmissão de programações distintas em um mesmo canal de TV aberta.

O Canal Educa, por exemplo, oferece conteúdo especial direcionado à preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). São aulas produzidas pela Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) na TV, durante 24 horas, para estudantes e professores. O site da emissora disponibiliza a listagem do canal da Rede Minas e do Canal do Educa em cada cidade e a orientação de como sintonizar a programação.

Alcance

Para o governador, a cobertura representa uma maior integração do mineiro com o estado. “É muito importante, primeiro pela questão da informação. O cidadão mineiro tem condição de se informar através da Rede Minas e, segundo, porque nós temos uma extensa programação referente à educação. Por meio da Rede Minas qualquer estudante mineiro tem condição de recapitular, de rever a sua aula. E, ainda, entretenimento, cultura, já que nós temos um conteúdo muito mineiro, mostrando os pontos turísticos do estado e as atrações que nós temos. Então, não tem uma TV tão mineira quanto a nossa TV”, destacou Zema.

O presidente da EMC, Gustavo Mendicino, também comemora a ampliação da cobertura. “É um marco na história da emissora. A nossa programação estará em grandes e pequenas cidades oferecendo cultura e educação. Podemos dizer que isso representa uma importante ferramenta de democratização do acesso à informação”.

Rede Minas em todo o estado

A emissora pública mineira está hoje em 165 municípios de Minas Gerais. Somado aos 470 do Digitaliza Brasil, esse número vai ser ampliado para 555 até o fim de setembro. O Digitaliza Minas, projeto do governo estadual que vai atender as outras 133 cidades que faltam para garantir a cobertura total da Rede Minas no estado, também está em andamento. Para isso, todos os equipamentos já foram adquiridos e aguardam a outorga do Ministério das Comunicações.

Deixe um comentário

Categorias