Série sobre movimento expressionista é exibida no Agenda

Munch, Van Gogh, Kirchner e o representante brasileiro, Cândido Portinari, são personagens da produção, que se estende até sexta (13)

O programa Agenda, a partir de segunda-feira (09), exibe a série “Expressionismo: de ‘O Grito’ aos dias de hoje”. Com cinco episódios, a produção fala sobre o movimento expressionista nas artes plásticas e sua influência em outros campos da cultura, como o cinema e a música.

A atração tem como mote os 130 anos do quadro “O Grito”, do pintor norueguês Edvard Munch. Considerada uma das telas mais famosas e polêmicas da história, a obra se tornou símbolo das vanguardas artísticas na virada do século XIX para o XX. Sempre às 20h30, “Expressionismo: de ‘O Grito’ aos dias de hoje” cobre todos os dias úteis da semana, até sexta (13).

No segundo episódio, a série mostra outra pintura de grande notoriedade: “A noite Estrelada”, de Van Gogh, tela icônica pelos traços em forma centrífuga de suas pinceladas. No terceiro, o destaque é a obra “As cinco mulheres na rua”, de Ernst Kirchner. O pintor  foi um dos fundadores do movimento Die Brücke, primeiro grupo organizado de expressionistas da Europa. Já o quarto episódio trata do maior representante brasileiro do estilo, Cândido Portinari, por meio d análise de sua obra “Retirantes”, trabalho que ilustra o período migratório do Brasil nos anos de 1940.
 

 Olhar especialista e  olhar familiar

A série conta com a participação da especialista em História da Arte e professora do Cefart, Isa Carolina. Ela explica como foi o expressionismo e a importância do movimento para as artes pictóricas de vanguarda. Além dela, o filho de Portinari, João Candido Portinari, fala sobre o trabalho do pai e do legado deste que foi um dos maiores pintores do Brasil.


 

Os traços que permanecem
 

No quinto e último episódio, a série aborda a permanência de elementos expressionistas na arte contemporânea. Um dos nomes atuais presentes na produção é Adriana Varejão, artista brasileira cujos trabalhos estão expostos em diversos museus pelo mundo. “Parede com Incisões à la Fontana” no Metropolitan Museum of Art (MOMA), em Nova York e “Azulejaria Verde em Carne Viva” no  TATE Modern, em  Londres, são alguns fortes exemplos. E, no Brasil, seu trabalho “Celacanto provoca maremoto” pode ser visto em Inhotim, Museu de Arte Contemporânea de Brumadinho .

assista

Com apresentação da jornalista Dani Vargas, a série “Expressionismo: de ‘O Grito’ aos dias de hoje” é exibida de segunda (9) até sexta (13) no programa Agenda, às 20h30. Assista na TV, aqui no site e na plataforma de streaming EMCplay.

Deixe um comentário

Categorias