Série faz raio-x do sistema prisional em MG
Em janeiro, um motim no Complexo Penitenciário Anísio Jobim resultou na morte de 56 apenados e projetou a crise do sistema penitenciário brasileiro. Para entender a realidade dos presídios em Minas Gerais, o Jornal Minas produziu uma série com cinco reportagens que traz um raio-x do sistema prisional no estado.
A série Sistema Prisional foi ao ar nas duas edições do telejornal, na segunda semana de fevereiro, e começou mostrando o percurso do preso, do flagrante até o presídio. O primeiro episódio ainda revela a importância do cumprimento da Lei de Execução Penal.
Na segunda reportagem, o repórter Renato Franco mostra o déficit de vagas e os investimentos previstos para a ampliação do sistema carcerário.
A terceira reportagem mostra como funcionam as Associações de Proteção e Assistência ao Condenado – Apacs, cujo modelo tem índice de reincidência quatro vezes menor que no sistema comum. O bom comportamento é um dos requisitos para o cumprimento de pena nas Apacs.
A quarta reportagem da série mostra como funciona um presídio administrado por uma parceria público-privada, a chamada PPP.
A população carcerária do país cresceu 150% nos últimos 15 anos, volume dez vezes maior que a taxa de crescimento populacional do país, mas há medidas eficientes para desafogar as cadeias, como as audiências de custódia. A última reportagem da série mostra que Minas tem números importantes sobre este recurso, previsto em pactos internacionais de Direitos Civis.
Confira abaixo todos os episódios da série:
Deixe um comentário