Série do Jornal Minas fala sobre riscos, privacidade e proteção dos nossos dados digitais
Você sabe que está sendo rastreado na internet? Os seus “passos” nesse terreno virtual são registrados e geram informações de interesse para governos e, principalmente, empresas. A série “Política de Privacidade”, do Jornal Minas, que vai ao ar a partir da próxima segunda-feira, 18/4, às 12h30 e 19h30, vai falar sobre o valor dos nossos dados na internet, os interesses comerciais e políticos e também a forma de nos proteger.
O volume de dados criado nos últimos anos é maior do que a quantidade produzida em toda a história da humanidade. Para se ter uma ideia, segundo o site Internet Live Stats, só no buscador Google são 3,5 bilhões de pesquisas por dia. A popularização e a facilidade de acesso às redes sociais é um fato recente que também contribui diretamente para esse cenário. Toda curtida, cadastro e interação, mesmo as mais simples, geram algum tipo de registro.
Hoje uma empresa de mídia, por exemplo, pode coletar nosso nome, e-mail, idade, preferências e hábitos. Com essas informações em mãos, ela pode nos direcionar conteúdos como notícias ou anúncios que se enquadram nos nossos interesses. Da mesma forma, elas podem ser utilizadas para fazer chegar até nós campanhas de manipulação, as chamadas “fake news”.
Nos cinco episódios a série vai abordar, junto com especialistas, o valor e o risco do vazamento de dados que podem comprometer a nossa integridade. Além disso, as reportagens também falam sobre quais ferramentas estão à disposição para a nossa proteção, como a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), aprovada em 2018. O Jornal Minas 1ª e 2ª edição é transmitido diariamente no Facebook.
Confira a programação:
- 18/4 – O valor dos seus dados
- 19/4 – Quem tem nossos dados
- 20/4 – LGPD
- 21/4 – Vazamentos de Dados
- 22/4 – E se eu não quiser passar meus dados para ninguém?
Deixe um comentário