Robótica e inteligência artificial: da ficção científica à realidade do dia a dia

Desde 1950 o termo robótica foi popularizado pelo livro “Eu, Robô“, do autor de ficção científica Isaac Asimov. Precursor da transformação da ficção em realidade, ele apresentou as leis da robótica, no campo da ficção científica e elaborou o seu conceito: “Robótica é a ciência que estuda as tecnologias associadas a concepção e construção de robôs. Os robôs são mecanismos automáticos que utilizam de circuitos integrados para realizarem atividades e movimentos humanos simples e complexos.”

Desde então, este tema gera muitas discussões e polêmicas em torno da relação humanos e máquinas. Atualmente, com o avanço acelerado das novas tecnologias não sabemos ainda quais serão as futuras funções dos seres vivos na terra.

No entanto, a robótica tem grande aplicação em diversas áreas, como a produção industrial, com robôs assumindo funções técnicas de operários. Na área doméstica, o seu robô pode limpar a sua casa. E, na medicina, ele presta auxílio aos idosos e aos deficientes visuais. O Laboratório CEFET 6, na Gameleira, desenvolve o projeto LAB CEFET MAKER, com oficinas gratuitas de robótica para jovens e adultos. Incluir ciência e tecnologia no repertório do público é o principal objetivo do projeto, que elabora materiais didáticos para ensinar a temática também para deficientes visuais.

A robótica e a inteligência artificial (IA)

A inteligência artificial (IA) é um ramo da ciência da computação focado na construção de softwares inteligentes capazes de executar tarefas que normalmente exigem inteligência humana. Uma de suas características é a capacidade de racionalizar e realizar ações que tenham a melhor chance de atingir um objetivo específico.

Mesmo com conceitos e funções distintas, já existem sistema de IA acoplados em robôs. O robô inteligente (chabot) ChatGPT, lançado pela empresa norte americana Open AI, em 30 de novembro de 2022, tem base no modelo GPT – 3.5.

A sigla GPT se refere a “Generative Pre-trained Transformer”, ou “transformador generativo pré-treinado”, em português. O ChatGPT é um modelo de linguagem treinado com um vasto banco de dados para gerar respostas articuladas, com profundidade e utilizando o emprego da linguagem semelhante à humana.

O robôs de IA permitem soluções inovadoras para desafios enfrentados por empresas de todo tamanho, principalmente na área de marketing. Existem inúmeras atividades exaustivas que podem ser solucionadas por essa tecnologia, principalmente o marketing digital.

A boa notícia é que com o auxílio de um robô com inteligência artificial é possível realizar muitas atividades, com economia de tempo, além de reduzir as possibilidades de erro humano.

Muitos avanços foram feitos no campo da ciência da computação, da robótica e da inteligência artificial, de tal maneira que esses elementos fazem parte do nosso cotidiano. O surgimento de algoritmos capazes de interagir diretamente com as pessoas pelo uso da linguagem, desenvolvendo diálogos como o ChatGPT, e outros capazes de reproduzir imagens por meio de poucos comandos, tem provocado intensos debates do papel da inteligência artificial e dos limites destas ferramentas.

Rolê Maker

Se você tiver interesse em aprender a construir robôs, assista ao vídeo “Rolê Maker” e a aula com o mesmo nome, de Tecnologia e Inovação, da professora Valéria Lanna.

https://www.youtube.com/shorts/yi1WgnbUJ-0

Deixe um comentário

Categorias