Revista cataguasense Verde é destaque de especial sobre a Semana de Arte Moderna
Para celebrar o centenário da Semana de Arte Moderna, comemorado em fevereiro do próximo ano, o Agenda leva ao ar uma série especial até fevereiro de 2022. Nas últimas segundas-feiras de cada mês, um programa mostra a história, contextos e desdobramentos do evento que se tornou um marco no país. Este mês, a revista Verde é destaque da atração.
Nesta segunda, às 19h10, o Agenda traz um bate-papo com os cataguasenses Luiz Ruffato, premiado escritor e ensaísta, e Rivânia Trotta, professora do departamento de Letras da UFOP. Na conversa, eles contam sobre o contexto histórico da revista Verde, os jovens que idealizaram o periódico e sua importância e legado para a cultura brasileira, que nasceu em Cataguases, na Zona da Mata, em Minas Gerais.
Relembre abaixo um trecho do primeiro episódio da série especial, que ressalta os dois principais aspectos introduzidos na arte e literatura pela Semana de Arte Moderna de 1922 e destaca a valorização da estética brasileira, que incluiu a incorporação de elementos das cidades históricas mineiras por Tarsila do Amaral:
Deixe um comentário