Rede Minas no mundo digital

Emissora pública mineira conquista internautas com suas redes sociais

Rede Minas é sucesso na tela e na telinha. A emissora caiu no gosto dos usuários das redes sociais. A conta oficial no Instagram passou de 28 mil seguidores, em janeiro de 2023, para 107 mil, em 2025, o que representa um aumento de 360%. Só no carnaval deste ano, quando a equipe da emissora fez uma cobertura exclusiva para os canais online, foram mais de 120 conteúdos que renderam quase 640 mil visualizações e cerca de 89,5 mil interações.

No carnaval, registros da festa, entrevistas e materiais exclusivos chegaram à vitrine online. Entre eles, teve espaço para a arte. Clube da Esquina e Fernanda Torres estão no elenco da festa nos canais digitais. A equipe da Rede Minas marcou presença no desfile do Bloco da Esquina, mostrando o repertório do movimento musical mineiro em ritmo de batucada, com direito a depoimento da irmã do compositor Fernando Brant, Lucy. Esse conteúdo foi conferido por cerca de 55 mil pessoas. Fernanda Torres também ganhou espaço nas redes. Em uma referência à frase da atriz quando indicada ao Globo de Ouro, a equipe percorreu as ruas para saber dos foliões porque “a vida presta”.

Não foi apenas no carnaval que Fernanda Torres emplacou na Rede Minas. Em 2005, a atriz deu entrevista ao programa Agenda, quando falou sobre a carreira no Brasil e as expectativas para participar de trabalhos em terras estrangeiras. “Eu talvez nunca entre no mercado internacional”, disse ela na oportunidade. Vinte anos depois, quando indicada ao Oscar, a Rede Minas resgatou a entrevista e publicou nas redes sociais. Só no Instagram, foram 265 mil visualizações, mais de 1,1 mil compartilhamentos e centenas de comentários.

A emissora diversifica seus conteúdos para agradar a todos públicos. Arte, esporte, política, economia e mineiridade estão entre os temas recorrentes na programação. Esse conteúdo conquistou, também, os internautas. Um dos destaques foi o ator Matheus Nachtergaele, que revelou ao programa Agenda a sua paixão por Tiradentes, cidade que também adotou como lar. A história curiosa foi compartilhada no perfil do Instagram da emissora e conferida por 1,9 milhão de pessoas. Entre elas, o próprio ator.

As redes sociais da Rede Minas também resgatam os 40 anos da emissora em posts, reels e stories em uma parceria com Centro de Documentação da TV. São entrevistas, reportagens e imagens que mostraram momentos importantes, situações curiosas e, em alguns casos, divertidas. Uma dessas histórias encontradas no acervo é de 1990, quando a equipe da TV saiu em busca dos metaleiros e punks que se encontravam na frente da loja e gravadora Cogumelo, em Belo Horizonte. Mais de três décadas depois, ela foi reapresentada nas redes sociais e o conteúdo viralizou. O resultado foi 3,7 milhões de visualizações e portais de notícia comentando o post.

A história do esporte tem seu lugar nas redes. Um dos momentos icônicos foi a final do Campeonato Brasileiro de Voleibol entre Fiat Minas e Pirelli, há quase 40 anos, no ginásio do Minas Tênis Clube. A torcida subiu em árvores e invadiu a quadra para acompanhar cada lance. O ponteiro Henrique Bassi é quem colocou ordem na casa. Saiu da quadra, assumiu o microfone e ameaçou a suspensão da partida. O “puxão de orelha” surtiu efeito. A partida continuou e terminou com vitória para o clube mineiro. Toda essa euforia foi capturada pela câmera da Rede Minas, que resgatou o momento nas redes sociais para o deleite de mais de cem mil pessoas, que reviveram agora esse momento da história do vôlei.

Para chegar à telinha, existe um trabalho extenso que conta com uma equipe de profissionais. São jornalistas, publicitário e designer que se empenham na pesquisa, curadoria, produção e edição deste material. Batizado de Núcleo Web, esse grupo trabalha o material produzido pelas equipes da emissora e também cria conteúdos especiais dedicados ao público ligado na Internet.

Além do recorte daquilo que foi ou vai para a tela, o Núcleo Web vai em busca de histórias e momentos que fazem parte da vida dos mineiros e, também, da Rede Minas. Eles caçam fantasmas, transformam bolas esportivas em queijo e capturam momentos que agitam o estado. Todo esse conteúdo caiu na rede e no gosto dos internautas, colocando a TV pública mineira em destaque no mundo digital.

Deixe um comentário

Categorias