Projeto Diálogos Rede Minas recebe representantes indígenas
A Rede Minas lançou na sexta-feira, dia 15 de abril, o projeto Diálogos Rede Minas, cujo objetivo é trazer representantes de entidades governamentais e não governamentais, bem como especialistas em vários campos do conhecimento e representantes de movimentos sociais para debater temas de interesse da sociedade.
Para o primeiro evento, foram convidados os índios Foya Fulni-ô, de Pernambuco, Hawana Hara, da tribo Pataxó, localizada na Bahia, e a representante do Comitê Mineiro de Apoio às Causas Indígenas (CMACI), Celeste Amorim Marques Gontijo, a fim de discutir questões como a do preconceito enfrentado pelos índios.
Foya Fulni-ô ressaltou a pouca visibilidade dada pela mídia tradicional às populações indígenas e, quando elas aparecem, são tratadas de forma quase sempre negativa. Hawana Hara, por sua vez, salientou as dificuldades pelas quais passam diversas tribos, tendo que abandonar seus modos de vida para vender artesanato em feiras pelo Brasil.
O presidente da Rede Minas, Israel do Vale, defendeu a importância da visibilidade das populações indígenas nos meios de comunicação públicos. Como forma de ampliar o acesso da sociedade à cultura dos índios brasileiros, ele destacou o projeto “Olhares Indígenas”, do Ministério da Cultura, em parceria com a emissora, para o desenvolvimento de conteúdo produzidos pelos próprios índios.
Durante a semana em que se comemora o Dia do Índio (19 de abril), a Rede Minas abordou as principais questões indígenas do Brasil em sua programação.
Jornal Minas – Indígenas na cidade
Gostaria de saber como faço para encontrar vídeos interessantes falando sobre animais terrestres e
aquáticos.
Celeste leia acima