Programa Estações estreia temporada seguindo os trilhos da Bahia a Minas Gerais, nesta terça (25)
Atração faz o trajeto da ferrovia imortalizada pela voz de Milton Nascimento e mostra as cidades baianas e mineiras que contribuíram para construir a história
O Estações estreia nova temporada mostrando o “caminho de ferro”, como imortalizou Milton Nascimento e Fernando Brant, na famosa canção que traz a “estrada natural que ligava Minas ao porto”. Mais que uma música, “Ponta de Areia”, distrito de Caravelas, na Bahia, é o ponto de partida da série, que estreia nesta terça (25), às 19h.
O roteiro segue a Estrada de Ferro Bahia-Minas, que ligava o mar ao Jequitinhonha. A viagem começa em Caravelas e Nova Viçosa, onde a ferrovia começou a operar na Bahia, em 1881. Deixando esse estado, o programa parte para as cidades mineiras por onde o trem passava. No percurso, Serra dos Aimorés, Carlos Chagas, Nanuque, Teófilo Otoni, Poté, Ladainha, Novo Cruzeiro e Araçuaí. O destino final é Divinópolis, para onde foram muitos dos ferroviários depois do encerramento das atividades, após 85 anos operando a todo vapor.
“Ponta de Areia, ponto final da Bahia-Minas”
O primeiro episódio da temporada começa com a baiana Ponta de Areia. O distrito de Caravelas foi para Milton Nascimento, Brant e milhares de mineiros o destino final da Baiminas, como também era chamada a ferrovia. Entretanto, foi lá onde tudo começou, como o programa revela, mostrando essas e outras curiosidades. A equipe visitou o local que hoje tem nas ruas, na igreja e nas recordações do povo à memória da locomotiva que levou progresso à cidade, até chegar ao fim da linha, com a suspensão definitiva.
ASSISTA
O Estações vai ao ar toda terça, às 19h, na Rede Minas, aqui no site e na plataforma de streaming Minasplay.
Deixe um comentário