Poetas de Ribeirão das Neves são os destaques do Favela Versa desta terça (29)

A arte impressa em fanzines e melodias do rap na cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte estão na atração

O Favela Versa foi para Ribeirão das Neves mostrar o trabalho de dois artistas que, com suas letras, conquistaram a comunidade. O programa desta terça (29), às 20h, mostra uma poeta que escreve e produz fanzines. Equipada com uma caixinha, ela percorre as ruas da região distribuindo o material. Também, no programa, um rapper que deu ritmo aos textos que chamam a atenção para a realidade das comunidades periféricas.

Mc da Lua

Música também é letra. As palavras que ganham melodias são reconhecidas no país e no mundo. Bob Dylan ganhou o prêmio Nobel da Literatura, em 2016, e Gilberto Gil se tornou membro imortal da Academia Brasileira de Letras, neste ano.

O Favela Versa segue o tom e mostra Lucas da Lua. O Mc vive no distrito de Justinópolis, em Ribeirão das Neves, Região Metropolitana de Belo Horizonte. Com muito ritmo, ele dá o grito de alerta: “nós estamos na selva de pedra, bem perto da zona de risco” e fala, na atração, sobre o rap que abraça toda a comunidade, sem distinção.

Bárbara Vee

O programa também mostra outra protagonista do local: Bárbara Vee. Munida de uma caixinha colorida, ela leva seus versos impressos, de porta em porta, para os moradores da região. O objetivo é estimular a leitura que a conquistou. Estudante de Letras e professora, ela aborda, na poesia, temas como o preconceito racial e o machismo, para adultos, e histórias alegres para as crianças. Todo o conteúdo é disponibilizado em um ambiente colorido que ela montou em casa, onde seu trabalho divide espaço com outros livros em um convite à literatura.

Assista

O programa Favela Versa vai ao ar nesta terça (29), às 20h. O público confere a atração pela Rede Minas, aqui no site e na plataforma de streaming EMCplay.

Deixe um comentário

Categorias