Pássaro raro marca passagem do Rotas por Botumirim

Programa segue registrando Cordilheira do Espinhaço e tem encontro marcante em Botumirim.

Todos os anos, centenas de turistas e pesquisadores visitam o município de Botumirim, no norte de Minas, com a esperança de registrar uma das aves mais raras do planeta. Dada como extinta, a rolinha-do-planalto (Columbina cyanopis) foi novamente avistada em 2015 na área de reserva do Parque Estadual de Botumirim. A última vez tinha sido em 1941. Hoje, no local, vivem apenas três dos quinze pássaros registrados vivos no planeta.

Sabendo disso, a equipe do Rotas madrugou para estar a postos e tentar registrar a presença da rolinha-do-planalto no começo do dia. Valeu a pena. No episódio que vai ao ar nesta sexta (8), às 19h, o programa mostra esse encontro.

“A rolinha-do-planalto é endêmica do cerrado e foi avistada pela última vez em 1941, mas foi reencontrada na região em julho de 2015. Esse fato reforça significativamente a necessidade de preservação desta unidade de conservação, por tratar-se de uma espécie altamente vulnerável e frágil”

Manoel Freitas, guia de observação de aves

Em Botumirim, estão 12 sítios arqueológicos registrados pelo Instituto Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e um deles é apresentado no programa. A Lapa do Bugri, também conhecida como a “Capela Sistina de Botumirim”, é mostrada na atração, onde desenhos precisos e em cor viva revelam o tesouro rupestre guardado no local. Na programação, ainda trilhas e cavernas conduzem o público a um passeio por meio da tela da TV.

Conservação da biodiversidade da Cordilheira

Criada em 2018, a Unidade de Conservação Estadual – Parque Estadual Botumirim fica na Cordilheira do Espinhaço, em uma região já reconhecida como reserva da biosfera pela Unesco, Abrange uma área com grande número de nascente, cachoeiras, pinturas rupestres e uma rica biodiversidade.

O episódio desta semana traz registros da beleza dos campos rupestres compostos por uma flora riquíssima, com a presença de espécies endêmicas e ameaçadas de extinção. Entre as espécies botânicas citadas, estão bromélias e cactus.

assista

O Rotas vai ao ar toda sexta, às 19h, pela TV, aqui no site e na plataforma de streaming EMCplay.


Comentários

Deixe um comentário

Categorias