Ofícios do século XVIII na Estrada Real em série documental na Rede Minas a partir de domingo (29)

De construtores de adobe e cantaria a farinheiros. Esses são alguns dos trabalhadores que movimentaram a Estrada Real na época do Brasil Colônia. A rota que começa em Minas Gerais e termina no Rio de Janeiro continua sobre o asfalto e os profissionais que faziam dela um importante corredor comercial ainda sobrevivem. As cineastas Cristina Maure e Sílvia Godinho saíram em busca desses personagens e os apresentam na série “Veredas do Brasil – Estrada Real e seus Ofícios”, que estreia neste domingo (29), às 19h30.

Relatos ricos e curiosos da história, muitas vezes esquecida, de um país que serviu à aristocracia e a coroa portuguesa estão na série. No primeiro episódio tem a marcenaria, o garimpo e a ourivesaria de Diamantina, no Vale do Jequitinhonha. Profissionais que herdaram o ofício de seus antepassados mantêm suas atividades e a memória de um Brasil que parece distante, mas permanece vivo pelas suas mãos.

Dividida em 13 episódios em um roteiro que começa em Diamantina (MG) e segue até Paraty (RJ), a série “Veredas do Brasil – Estrada Real e seus Ofícios” vai ao ar aos domingos, às 19h30, pela Rede Minas. O público confere a produção completa no catálogo gratuito da plataforma de streaming Minasplay

Comentários

  • Por Elizabeth Pimenta - em Responder

    Espetacular essa série sobre os Ofícios na ER no séc XVIll. Verei com muito prazer, pois sou Fundadora das “Caminhantes da ER” , em 2.003 que reuniu 73 mulheres para fazer todos os Caminhos: Velho, Diamante e Novo em 10 anos, á PÉ. A cada ano andávamos 180/200kms até chegarmos a Paraty. P
    Ao nosso pedido, Wagner Safe compôs um Hino para Paraty que chegamos uniformizadas, cantando. Inclusive o Hino. Fizemos um grande desfile na Praça com modelos criados e confeccionados pelas alunas da Moda da Faculdade FUMEC . Os jovens que desfilaram foram daquela cidade. A Prefeitura nos recebeu muito bem, fazendo na Praça principal uma grande passarela para que o desfile fosse realizado.

Deixe um comentário

Categorias