Mês da Consciência Negra é celebrado na EMCplay a partir desta segunda (20)

Serviço de vídeo sob demanda realiza a “Mostra negritude nas telas” com produções audiovisuais que retratam a presença negra e a herança africana em Minas Gerais

Em comemoração ao Mês da Consciência Negra, a plataforma de streaming EMCplay promove a “Mostra negritude nas telas”. Filmes e programas que retratam o protagonismo negro e da cultura afro no audiovisual mineiro e todo seu rico universo estão no catálogo. São produções que abordam temas que vão do congado à culinária que estão disponíveis a partir desta segunda (20), quando é comemorado o Dia da Consciência Negra.

Um dos destaques é “A rainha nzinga chegou”, de Júnia Torres e Isabel Casimira, que conta a história de três gerações de angolanas sobreviventes em Minas Gerais. A jornada dos quilombolas no Vale do Mucuri em busca de um novo território é apresentada em “Nove Águas“, do cineasta mineiro Gabriel Martins, que assinou “Marte Um”, indicado para representar o Brasil no Oscar de 2023. A mostra também oferece “O legado de Marlene Silva – Pele negra, dança negra”, de Elaine do Carmo, que trata sobre a mulher pioneira na dança afro no estado. O período da escravidão é mostrado em “Angu recheado de senzala”, de Stanley Albano, que mostra que a comida mineira tem, na sua origem, os negros que chegaram no Brasil.

O catálogo também oferece especiais produzidos pela Rede Minas. Entre eles, a série “Quilombos do Jequitinhonha”, que faz uma imersão nas comunidades dessa região, onde está a terceira maior concentração de quilombos do Brasil. A EMCplay resgata duas edições do programa documental “Diverso”, que mostram a umbanda e a tradicional festa de Nossa Senhora do Rosário.

Esses são alguns dos filmes e séries disponíveis durante a “Mostra negritude nas telas”, na plataforma pública de streaming EMCplay, a partir de segunda (20/11).

A EMCplay

Além dos títulos selecionados para o especial, o serviço conta com um catálogo extenso com longas, curtas, séries, shows e espetáculos. Nessa vitrine gratuita da produção audiovisual mineira tem, também, conteúdos especiais da Rede Minas e da rádio Inconfidência e a programação, ao vivo, dessas emissoras. O acesso é pelo site emcplay.com ou pelo aplicativo disponibilizado no Google Play e Apple Store.

Deixe um comentário

Categorias