Mateus Leme é o destino do programa Estações nesta terça (10)

A história de Mateus Leme começa no século XVIII mas, no local, a emancipação chegou depois do trem e mostrou que as locomotivas foram fundamentais para o progresso da região. O Estações, nesta terça (10), às 19h, convida o público a embarcar em uma viagem pela história da cidade contada a partir dos trilhos.

A equipe do programa desembarcou em Azurita, distrito de Mateus Leme, com cerca de 3,5 mil habitantes. Em comum, esses moradores têm o trem. “Posso te dizer que 95% da população de Azurita, no passado, foi ferroviária”, conta a aposentada Maria Augusta no programa. Na frente da antiga estação, ela e outros moradores relembram como as casas e comércios surgiram para atender a demanda da locomotiva que cruzava o lugarejo e seguia para diversos destinos.

Próximo à Serra do Elefante, onde teve início o povoado formado pelos garimpeiros que desbravaram Minas Gerais em busca de ouro e diamantes, está a outra estação. O casarão, tombado como patrimônio municipal, hoje abriga a Secretaria de Cultura. O Estações mostra o local que ainda conserva os trilhos e muitas histórias.

Acompanhe

O Estações vai ao ar toda terça-feira, às 19h. Assista ao programa também aqui no site e na plataforma de streaming EMCplay.

Deixe um comentário

Categorias