Língua e cultura são temas do Conversações com a autora indígena Graça Graúna nesta quarta (18)
Com seu maracá nas mãos, instrumento que faz o elo com o mundo dos encantados, a escritora indígena Graça Graúna fala sobre sua vida e obra no Conversações, nesta quarta (18), às 19h. A escritora conta sobre a língua e a cultura dos potiguaras, que guiam sua vida e trabalho. O resultado foram livros de gêneros diferentes. Entre eles, a poesia. Nesse universo, ela destaca, também, o papel da mulher indígena na sociedade e a importância da pluralidade de vozes do povo originário espalhado pelo Brasil e as Américas.
A escritora fala sobre a ancestralidade potiguara nos seus trabalhos e a influência da mãe, costureira que a ajudou a unir fios de palavras que ganharam páginas de livros. “Graça faz da escrita um porto seguro para ela mesma. Sorte a nossa”, comenta o jornalista e apresentador do programa Cláudio Henrique, que revela que a autora desmistifica aquilo que as pessoas entendem como lenda ou folclore e que fazem parte da cultura dos povos originários.
Escritora múltipla
Os potiguaras habitavam o litoral do nordeste brasileiro e, com a chegada dos colonizadores, se dispersaram para o interior da região. Herança dessa história, Graça Graúna nasceu no Rio Grande do Norte, no município de São José do Campestre, em uma aldeia perto do rio Catu que, em tupi, quer dizer “rio bonito”. No programa, essa história é detalhada e divide espaço com poesias, reflexões sobre o processo de escrita e imagens das culturas originárias.
Além de artista das palavras, Graça Graúna é mãe, avó e professora da Universidade de Pernambuco (UPE), PhD em Literatura, Educação e Direitos Indígenas com atuação, ainda, no curso de Licenciatura em Ciências Sociais. Na bagagem, obras como “Tear da Palavra”, que faz parte do projeto Mulheres Emergentes (ME), idealizado pela escritora mineira falecida Tânia Diniz; e “Flor da Mata”, dedicado ao deus Tupã Ñanderu e à Mãe Natureza.
Assista
O Conversações vai ao ar toda quarta, às 19h, pela TV, aqui no site e na plataforma de streaming EMCplay.
Deixe um comentário