História do trem em Furquim encerra temporada do programa Estações nesta terça (19)

Foto: Estação de Furquim

O Estações chega ao último destino da temporada, nesta terça (19), às 19h. A atração, que mostra o estado no caminho dos trilhos, desembarca em Furquim, distrito da cidade histórica de Mariana. Lá é onde está um casarão, quase centenário, que serviu de embarque e desembarque de cargas e passageiros. O programa mostra que, além do ir e vir de pessoas, o trem marcou a vida e a história do lugarejo.

A locomotiva chegou em Furquim trazendo o progresso nos vagões. “Os habitantes aqui eram poucos, mas a estação deu vida à comunidade”, disse o aposentado Prisco de Souza à equipe do programa. A estação ferroviária foi inaugurada em 1926 e, como lembra o aposentado e outros moradores, representou espaço de socialização, mobilidade e modernização. O trem era usado para atividades fundamentais, como meio de transporte de estudantes e abastecimento do comércio local. O que não faltam são histórias que foram construídas sobre as linhas férreas e compartilhadas no programa.

Furquim saiu da rota do trem, mas a estação ferroviária foi reformada e continua sendo um marco para a população, que vive das recordações e sonha com a volta do apito. “A história tem que ser contada: seja ela boa ou má. Infelizmente, a história da ferrovia acabou, mas é uma história muito alegre enquanto estava funcionando”, diz o controlador de embarque Wagner Dutra no programa, que mostra mais sobre o lugar e os seus moradores.

Assista

Exibido nesta terça (19), às 19h, o Estações pode ser acompanhado pela TV, aqui no site e na plataforma de streaming EMCplay.

Deixe um comentário

Categorias