+Geraes, novo programa da Rede Minas, mostra Minas e suas características
Oito cidades de diferentes regiões de Minas Gerais são destaques do episódio de estreia.
Minas Gerais é o quarto maior estado do país e ultrapassa, em tamanho, países como Espanha e França. Com uma área tão grande, o que não faltam são histórias, arte, cultura e tradições diversas em cada um dos 853 municípios. A viagem é longa, mas a Rede Minas apresenta algumas belezas do percurso com uma nova atração. Nesta terça (21), às 20h, estreia o +Geraes, programa que mostra o estado de norte a sul.
O pacote turístico do primeiro episódio inclui oito cidades no roteiro e a guia para esse passeio é a jornalista Simone Pio. Direto do centro histórico de Santa Luzia, região central, ela conduz a visita a Turmalina, Minas Novas e Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha; Paracatu, na região noroeste; São Gotardo, no Alto Paranaíba; Bom Jesus do Amparo, na zona central; e Alfenas, no sul de Minas. De brinde, o público ainda confere um destino mais distante, em Portugal. O passeio pela tela da TV promete agradar aos mais diferentes gostos.
As peças em barro do Vale do Jequitinhonha estão nas vitrines de feiras em todo o Brasil e ganham espaço de honra nas casas. Elas também são valorizadas onde são produzidas. “O barro pode ser o brinquedo que a pessoa teve e também pode ser o sustento. Pode ser uma expressão de arte. Pode ser uma manifestação de fé e pode ser uma proteção”. A conclusão é de Luciana Aguiar, produtora executiva do documentário “Barro santo”, depois de realizar o projeto com o coletivo “Meninos de Araçuaí”. Ela participa do programa e fala sobre o desejo de conhecer a história por trás da matéria-prima que motivou o projeto. O +Geraes mostra trechos dessa obra e ainda traz depoimentos com artesãos que trabalham com barro nos distritos de Campo do Buriti, em Turmalina, e Cachoeira do Fanado, em Minas Novas.
Bom Jesus do Amparo é apresentada pelos próprios moradores no programa. Com câmeras de celular, eles registraram a histórica cidade, que é mostrada no programa. Tem, também, a lenda de Mariana Batista, figura conhecida em Paracatu. A história da ex-escrava que se tornou fidalga é contada por Ailton Albernaz e retratada pelos jovens do teatro Casa de Cultura. Saúde e sabor estão na pauta do programa. O +Geraes foi em busca de uma receita de chá que está longe dos sachês encontrados nos supermercados. Vem direto de São Gotardo o modo de fazer a bebida artesanal com cidra que promete ajudar até quem tem labirintite.
Alfenas ou Alfena? Uma fica no sul de Minas Gerais e a outra, em Portugal. O +Geraes traz reportagem que mostra as duas cidades e ainda entrevista um português que conta sobre o município europeu e revela algumas das características comuns, também, para o mineiro, como os tapetes de serragem.
Deixe um comentário