Faixa de Cinema exibe filmes inéditos da 24ª Mostra de Tiradentes
A partir desta semana, a Faixa de Cinema (sextas, às 23h) traz uma série de filmes da 24ª Mostra de Cinema de Tiradentes, festival que é referência no calendário audiovisual brasileiro e que neste ano, em edição virtual, celebra 24 anos de muita cultura, diversidade, desenvolvimento social, humano e econômico.
A Mostra já é conhecida do público da Rede Minas, que ao longo dos anos acompanha de perto a cobertura do evento na nossa programação, mas, pela primeira vez, dez obras participantes da Mostra, que começou dia 22/1, têm sua exibição estendida para a tela da emissora. Ao todo serão dois longas-metragens e oito curtas, distribuídos em quatro edições da Faixa de Cinema. Uma das sessões, dedicada ao público infanto-juvenil, terá um horário de exibição diferenciado e, excepcionalmente, vai ao ar no sábado, 27/2, às 19h30.
Os dois longas da programação são “Diário de Sintra”, com direção de Paula Gaitán, e “Swingueira”, com direção de Bruno Xavier, Roger Pires,Yargo Gurjão e Felipe de Paula. Os curtas são: “Foguete”, com direção e roteiro de Pedro Henrique Chaves, “Mitos Indígenas em Travessia”, com direção de Júlia Vellutni e Wesley Rodrigues, “Ela que Mora no Andar de Cima”, dirigido por Amarildo Martins, “Noite de Seresta”, com direção de Sávio Fernandes e Muniz Filho, “Pega-se Facção”, dirigido por Thaís Braga, “Você Tem Olhos Tristes”, com direção de Diogo Leite, “Por Outras Primaveras”, de Anna Carolina Mol de Freitas, e “5 Fitas”, direção de Heraldo de Deus e Vilmas Martins.
Programação da 24ª Mostra de Tiradentes na Faixa de Cinema
Na estreia da programação especial da Faixa de Cinema, nesta sexta, 29/1, às 23h, uma obra da cineasta Paula Gaitán, homenageada da 24ª Mostra de Tiradentes. “Diário de Sintra” traz um relato pessoal e poético do exílio de um dos mais reconhecidos cineastas brasileiros e ícone do Cinema Novo, Glauber Rocha, na cidade de Sintra, em Portugal.
Fotografias feitas em família servem de guia para a busca de vestígios da passagem do cineasta pelo lugar. Em um encontro do passado com o presente, o documentário reúne diversos registros pessoais em 8mm e as últimas imagens de Glauber Rocha ainda vivo, com seus filhos Eryk Gaitán Rocha e Ava Gaitán Rocha, além de novas imagens de Paula Gaitán, diretora e viúva do cineasta, quando revisita a cidade após 25 anos.
Confira abaixo a programação completa:
29/1, sexta, às 23h – Diário de Sintra
05/2, sexta, às 23h – Swingueira
12/2, sexta, às 23h – Ela que mora no andar de cima / Você tem olhos tristes / Pega-se facção / 5 fitas / Noite de seresta
27/2, sábado, às 19h30 – Foguete / Mitos indígenas em travessia / Por outras primaveras
Acompanhe o nosso site para mais informações sobre as obras exibidas na semana. A Faixa de Cinema também pode ser vista no nosso site, no mesmo horário de exibição na TV.
Deixe um comentário