Faixa de Cinema exibe filmes inéditos da 24ª Mostra de Tiradentes

Divulgação - Mostra de Cinema de Tiradentes

A partir desta semana, a Faixa de Cinema (sextas, às 23h) traz uma série de filmes da 24ª Mostra de Cinema de Tiradentes, festival que é referência no calendário audiovisual brasileiro e que neste ano, em edição virtual, celebra 24 anos de muita cultura, diversidade, desenvolvimento social, humano e econômico.

A Mostra já é conhecida do público da Rede Minas, que ao longo dos anos acompanha de perto a cobertura do evento na nossa programação, mas, pela primeira vez, dez obras participantes da Mostra, que começou dia 22/1, têm sua exibição estendida para a tela da emissora. Ao todo serão dois longas-metragens e oito curtas, distribuídos em quatro edições da Faixa de Cinema. Uma das sessões, dedicada ao público infanto-juvenil, terá um horário de exibição diferenciado e, excepcionalmente, vai ao ar no sábado, 27/2, às 19h30.

Os dois longas da programação são “Diário de Sintra”, com direção de Paula Gaitán, e “Swingueira”, com direção de Bruno Xavier, Roger Pires,Yargo Gurjão e Felipe de Paula. Os curtas são: “Foguete”, com direção e roteiro de Pedro Henrique Chaves, “Mitos Indígenas em Travessia”, com direção de Júlia Vellutni e Wesley Rodrigues, “Ela que Mora no Andar de Cima”, dirigido por Amarildo Martins, “Noite de Seresta”, com direção de Sávio Fernandes e Muniz Filho, “Pega-se Facção”, dirigido por Thaís Braga, “Você Tem Olhos Tristes”, com direção de Diogo Leite, “Por Outras Primaveras”, de Anna Carolina Mol de Freitas, e “5 Fitas”, direção de Heraldo de Deus e Vilmas Martins.

"Diário de Sintra", de Paula Gaitán
“Diário de Sintra”, de Paula Gaitán

Programação da 24ª Mostra de Tiradentes na Faixa de Cinema

Na estreia da programação especial da Faixa de Cinema, nesta sexta, 29/1, às 23h, uma obra da cineasta Paula Gaitán, homenageada da 24ª Mostra de Tiradentes. “Diário de Sintra” traz um relato pessoal e poético do exílio de um dos mais reconhecidos cineastas brasileiros e ícone do Cinema Novo, Glauber Rocha, na cidade de Sintra, em Portugal.

Fotografias feitas em família servem de guia para a busca de vestígios da passagem do cineasta pelo lugar. Em um encontro do passado com o presente, o documentário reúne diversos registros pessoais em 8mm e as últimas imagens de Glauber Rocha ainda vivo, com seus filhos Eryk Gaitán Rocha e Ava Gaitán Rocha, além de novas imagens de Paula Gaitán, diretora e viúva do cineasta, quando revisita a cidade após 25 anos. 

Confira abaixo a programação completa:

29/1, sexta, às 23h – Diário de Sintra
05/2, sexta, às 23h – Swingueira
12/2, sexta, às 23h – Ela que mora no andar de cima / Você tem olhos tristes / Pega-se facção / 5 fitas / Noite de seresta 
27/2, sábado, às 19h30 – Foguete / Mitos indígenas em travessia / Por outras primaveras

Acompanhe o nosso site para mais informações sobre as obras exibidas na semana. A Faixa de Cinema também pode ser vista no nosso site, no mesmo horário de exibição na TV.

Deixe um comentário

Categorias