Exposição celebra 35 anos da Rede Minas
Exposição no Museu Mineiro apresenta ao público a trajetória da emissora e sua contribuição para o estado.
A Rede Minas completa, este ano, 35 anos. A história começou nas mãos do então governador Tancredo Neves, que ousou com a criação da primeira emissora pública do estado. Criada em 14 de agosto de 1984, teve a sua primeira transmissão no dia 8 de dezembro daquele ano. Para comemorar a data, a Rede Minas apresenta a trajetória de mais de três décadas e sua relevância para o estado na exposição “Rede Minas 35 anos: seu lugar, seu mundo”, aberta ao público a partir de 20 de dezembro no Museu Mineiro, em Belo Horizonte.
Na exposição, o público confere instalações interativas, documentos e equipamentos históricos e conteúdos especialmente selecionados entre as mais de 50 mil horas que fazem parte do acervo produzido pela emissora. Entre as atrações, a Rede Minas leva para o espaço ícones da emissora que fazem parte do cotidiano dos mineiros, como os bonecos do grupo de teatro Giramundo que são protagonistas da atração infantil Dango Balango.
A emissora pública de Minas Gerais conta com diversos programas e jornais, além da exibição de séries e especiais. Muitos desses produtos produzidos pela Rede Minas são hoje exibidos em rede nacional, na TV Cultura e na TV Brasil. O interior do estado, o Brasil e o mundo também estão na tela da Rede Minas, através de parcerias com emissoras do estado, do país e internacionais, além de canais na Internet.
A exposição “Rede Minas 35 anos: seu lugar, seu mundo” é uma realização da Rede Minas, Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e Rádio Inconfidência, com o apoio cultural do SicoobCoopsef.
EXPOSIÇÃO “REDE MINAS 35 ANOS: SEU LUGAR, SEU MUNDO”
Local: Museu Mineiro – Av. João Pinheiro, 342 – Lourdes. Belo Horizonte
Visitação: 20/12/19 a 19/02/20
Horário: Terça a sexta: das 10h às 19h | Sábados, domingos e feriados: das 12h às 19h
Entrada gratuita
Celebrações pelos 35 anos da Rede Minas
O lançamento é mais uma das celebrações pela data, que começaram em julho deste ano com o lançamento do selo comemorativo e ações para fortalecer a cultura e as riquezas de todo o estado de Minas Gerais, além de marcar, ainda mais, o lugar da emissora no mundo dos mineiros. Em campanha lançada neste mês de dezembro, algumas personalidades de diversas áreas culturais e de conhecimento compartilham com a gente qual é o lugar delas na nossa história, além de suas visões e impressões sobre a emissora. Entre os depoimentos que já foram divulgados, nomes como a banda Pato Fu, o maestro da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais Fabio Mechetti e o comunicador Tutti Maravilha, que puxa um “parabéns” para a Rede Minas.
Confira abaixo os depoimentos e peças comemorativas:
Deixe um comentário