Escritor Edson Kayapó é o entrevistado do programa Conversações nesta quarta (08)

Edson Kayapó.

Das margens do rio Amazonas, no Amapá, para o Brasil. Esse foi o percurso do escritor indígena e doutor em história Edson Kayapó. Uma trajetória de sucesso que rendeu livros e prêmios, como da Unesco e da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.  Ainda criança, ele foi entregue a missionários cristãos na esperança dos pais em lhe dar uma vida melhor. O preço foi alto: “não só aprendi o português: eu desaprendi a língua originária, eu desaprendi as tradições do meu povo”, como conta no programa Conversações nesta quarta (08).

Livro “Um estranho espadarte na Aldeia”, de Edson Kayapó.

Na atração, que dedica uma temporada à literatura indígena, Edson Kayapó fala sobre sua história, que é também revelada ao público no  livro “Projetos e presepadas de um Curumim na Amazônia”. O escritor ainda traz detalhes sobre “Um estranho espadarte na aldeia”, obra que traz a saga de um italiano que fugiu do presídio, na floresta amazônica, alcançando uma aldeia. Uma ficção com contornos reais que envolveu estudos em diversos estados brasileiros. “Uma fusão das pesquisas de mestrado e doutorado na literatura”, explica Edson, que conta esse e outros fatos curiosos no programa, como o presídio que foi criado na década de 1920 no Oiapoque, na fronteira com a Guiana Francesa, que também inspirou a história.

SERVIÇO:

Com apresentação de Cláudio Henrique, o Conversações com Edson Kayapó vai ao ar nesta quarta (08), às 19h, pela TV, aqui pelo site e na plataforma de streaming EMCplay.

Deixe um comentário

Categorias