Escaladas históricas e montanhistas precursores retratados em um dos documentários exibidos nesta sexta (16)

Programa Faixa de Cinema traz filmes que mostram os primórdios da prática esportiva em Minas Gerais e a aventura de uma expedição na proibida ilha de Trindade

Para muitos mineiros, as montanhas não podem ser admiradas só em fotografias. Desde o início do século XX, foram muitos os que se aventuraram para conhecer os cumes. Atraídos pelas belezas, eles enfrentavam as alturas para vivenciar o encontro com a natureza. Um cineasta assumiu o desafio de resgatar as histórias construídas nos picos do estado e reuniu, em um documentário, depoimentos e registros de escaladores que desbravaram as serras e as cordilheiras. O filme é exibido, nesta sexta (16), no programa Faixa de Cinema, que também mostra o curta sobre a expedição de um grupo à Ilha de Trindade, no Espírito Santo.

Rocminas: a (r)evolução da escalada mineira
Rocminas: a (r)evolução da escalada mineira

O documentário reúne os montanhistas Fábio Marton, Jacintho Álvares e Rodolfo Koeppe que subiram lugares considerados difíceis nas décadas de 1960 e 1970. Eles falam sobre as antigas expedições, os grupos que se aventuravam nas montanhas e os equipamentos e técnicas diferentes daquelas usadas nos dias de hoje.

O diretor de “Rocminas: a (r)evolução da escalada mineira”, Diego Lara, resgatou um acervo histórico de fotos e até um jornal de 1919 e mostra, no filme, a prática da escalada na época. O documentário apresenta belas paisagens de lugares que continuam fascinando os atletas, como o pico do Itacolomi.

A montanha do mar

Longe de Minas e partindo rumo à África está a misteriosa Ilha de Trindade. Localizada no oceano Atlântico, tem o acesso fechado pela Marinha e são poucos aqueles que conseguem desembarcar nesse paraíso. Um grupo se empenhou para desbravar a montanha submersa, de cerca de seis mil metros, e mostra a beleza do local em “A montanha do mar”.

O documentário, de Rafael Duarte e Ítalo Yure, traz a jornada da equipe à ilha em uma aventura que começa em um navio de guerra da Marinha. O filme mostra como os integrantes da expedição fizeram para percorrer os principais pontos do local para mostrar as belezas e mistérios do lugar.

assista

O programa Faixa de Cinema com exibição dos documentários “Rocminas: a (r)evolução da escalada mineira” e “A montanha do mar” vai ao ar nesta sexta (16), às 23h, pela TV, aqui no site e na plataforma de streaming EMCplay.

Deixe um comentário

Categorias