Documentário sobre o queijo minas artesanal estreia neste sábado (20)

Produzido pela emissora pública mineira em parceria com o Iepha-MG, o filme mostra a cultura e a cadeia produtiva da iguaria

Símbolo da cultura mineira, o queijo minas artesanal chega à tela da Rede Minas, em um vídeo dossiê que trata de toda sua cadeia produtiva, desde a tradicional produção do leite no interior até os prêmios internacionais várias vezes conquistados. O documentário é fruto de parceria entre a emissora pública mineira e o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG). Inédita, a exibição é neste sábado (20), quando é comemorado o Dia Mundial do Queijo, às 18h15.

A equipe da Rede Minas foi para as regiões produtoras de Minas Gerais e registrou a força econômica, a rotina dos produtores e o afeto que o queijo minas artesanal inspira. Por meio de depoimentos e imagens, o documentário trata da origem dessa iguaria no país – uma história que começou em Portugal, cruzou o oceano Atlântico com escravizados e colonizadores, e chegou ao Brasil. Depois de séculos de produção informal, em 2008, a iguaria teve seu modo de produção tombado como patrimônio imaterial nacional. Essas e outras curiosidades podem ser conferidas no documentário.

Artesanal ou industrializado?

Os produtores, comerciantes e chefs contam os detalhes que levaram o queijo minas artesanal a ser tão diverso e especial. Diferente do industrializado, que padroniza todas as etapas, a produção artesanal deixa que as características do leite – do clima à  terra – se expressem em cada peça. Essas sutilezas estão, também, no modo com que cada produtor se relaciona com o trabalho. Essas e outras etapas são apresentadas no documentário e mostram como Minas Gerais se reconhece na mesa.

Assista

O documentário sobre o queijo vai ao ar neste sábado (20), às 18h15, pela Rede Minas, aqui no site e na plataforma de streaming EMCplay.

Deixe um comentário

Categorias