“Digitaliza Minas” é lançado em Leopoldina, na Zona da Mata

Projeto do Governo de Minas Gerais leva sinal digital para todo o estado e agrega conteúdo direcionado à educação na programação da emissora pública Rede Minas

Foi em um prédio histórico de Leopoldina, na Zona da Mata, que foi dada a largada da cobertura digital de televisão em todo o estado de Minas Gerais. O presidente da Empresa Mineira de Comunicação (Rede Minas e Rádio Inconfidência), Sérgio Rodrigo Reis, e autoridades do município estiveram reunidos no Centro Cultural Mauro de Almeida, nesta quarta (18/05), quando foi lançado o “Digitaliza Minas”. O projeto garante o sinal digital em cidades mineiras que ainda não foram beneficiadas pela tecnologia. A ação inovadora permitirá a transmissão da programação da Rede Minas e a criação de outros canais. É a multiprogramação, uma iniciativa da Secretaria de Estado de Educação e da EMC para levar conteúdo educativo para a tela da TV.

A iniciativa ousada coloca Minas Gerais na frente. “Não é pouca coisa chegar com sinal de TV e multiprogramação nos 853 municípios. Acho que não existe projeto parecido no mundo”, diz o diretor de Telecomunicações e Expansão da EMC, Edson Siquara. “É um dia que vai ficar na nossa história”, destaca Sérgio Rodrigo Reis, que completa: “inauguramos aqui, hoje, o maior projeto de inclusão digital do Brasil, dadas as dimensões de Minas Gerais”. O presidente da EMC, que gerencia as emissoras públicas mineiras, fala sobre o empreendimento. “Há dois anos, quando a gente chegou, a TV pegava em 302 cidades, a maioria com sinal analógico. A nossa perspectiva era de que, em 2023, quando o sinal analógico for desligado no país, a Rede Minas iria diminuir o alcance para 50 cidades que têm o sinal digital. A nossa perspectiva era muito ruim”. Com o “Digitaliza Minas” essa realidade mudou. O projeto já teve início com a instalação de transmissores em 33 municípios. No total, serão 332 cidades, sobretudo as acima de 50 mil habitantes, que vão receber antenas garantindo o acesso gratuito ao sistema digital, em um investimento de R$ 74 milhões do Governo Estadual.

A TV digital chega em todo o Estado e com novidades. Além da programação da Rede Minas, outros três canais vão ser implantados dedicados à educação e ao conhecimento. Além da programação atual, dois canais serão reservados, exclusivamente, à educação e outro ainda está em fase de planejamento. A ação é da Secretaria de Estado da Educação em parceria com a Empresa Mineira de Comunicação. As opções vão permitir a aplicação de um novo conceito que leva a escola à casa do aluno, combinando o ensino presencial com o ensino a distância. A medida não visa substituir o ensino presencial, mas será uma importante ferramenta para garantir o acesso ao conteúdo da grade escolar e opções diversas. Hoje, a Rede Minas é a maior produtora de conteúdo local e a inserção da multiprogramação acresce, ainda mais, esse conteúdo. “É a televisão aberta, a televisão de graça, a televisão que está nos lares da maioria do povo levando educação, conhecimento, cultura, entretenimento, oportunidades para todos os mineiros”, comemora Sérgio.

“Leopoldina está radiante por ser a primeira cidade mineira a receber um canal desse projeto Digitaliza Minas”, disse o prefeito Pedro Augusto Junqueira Ferraz durante o evento. Na oportunidade, ressaltou: “não é um canal. São quatro canais digitais focalizando vários aspectos do nosso dia a dia”, diz ele, que salienta a importância da ação para o desenvolvimento do município e da região. Pedro Ferraz também frisou o trabalho que vem sendo feito pela Rede Minas. “Instituição tão importante para Minas Gerais que continua teimando em vender a mineirice, a mineiridade, fazendo com que ela faça parte da nossa vida e que dê exemplos para Minas e para o Brasil”, disse.

Os eventos que celebram o “Digitaliza Minas” continuam em todo o estado. Nas semanas seguintes, o lançamento se estende para outras regiões. No mês de maio, as cerimônias acontecem em Congonhas do Norte, na região central, e Salinas, norte de Minas.

Veja como foi o evento de lançamento do Digitaliza Minas:

Comentários

  • Por Leonardo Soares - em Responder

    Sou de Santa Luzia e, nos últimos anos, não conseguia receber o sinal digital da Rede Minas. Fazia a busca de canais constantemente, porém sem sucesso. Agora, em março de 2023, finalmente estou conseguindo assistir. Também fiquei contente
    com a iniciativa dos canais voltados à educação.

    A Rede Minas deve continuar cumprindo seu papel de televisão educativa e cultural, sendo uma alternativa de qualidade para quem não tem interesse na péssima programação da TV aberta corporativa.

    Parabéns à Rede Minas e à equipe de tecnologia pela expansão do sinal!

  • Por Rober Pessoa - em Responder

    Boa noite
    Aqui em Lafaiete é muito difícil sintonizar a Rede Minas pela TV Lafaiete devido a antena da TV Lafaiete, vários bairros fica sem o sinal, tem como rever esta situação.

  • Por Leonardo - em Responder

    Voltando aqui para dizer que o sinal da Rede Minas continua muito ruim aqui em Santa Luzia – MG, bairro São Benedito.
    Fica mais fora do ar do que funcionando!
    Uma pena mesmo.

Deixe um comentário

Categorias