“Digitaliza Minas” é lançado em Congonhas do Norte, nesta terça (31)

Cerimônia celebra a ampliação de sinal na região central de Minas Gerais

Congonhas do Norte, na zona central de Minas Gerais, tem pouco mais de cinco mil habitantes. Embora pequeno, o município não fica de fora da cobertura digital de televisão. Essa e outras cidades da região vão ser atendidas pelo programa Digitaliza Minas, do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria Estadual de Cultura e Turismo / Empresa Mineira de Comunicação (EMC) e da Secretaria de Estado da Educação. Para celebrar o projeto que permite as instalações das antenas, a cidade é uma das escolhidas para o lançamento regional. A cerimônia vai ser nesta terça (31), às 11h, na Escola Estadual Capitão Miguel Jorge Safe, no centro de Congonhas do Norte. O evento vai contar com a participação do presidente da Empresa Mineira de Comunicação (EMC), Sérgio Rodrigo Reis, e outras autoridades. A EMC é a responsável pelas emissoras públicas mineiras Rede Minas e Rádio Inconfidência.

A Rede Minas se prepara, também, para a implantação de uma multiprogramação. Além da programação atual, vão ser mais três canais, dois deles, dedicados, exclusivamente, à educação para atender aos estudantes do ensino fundamental e médio, além de professores e demais profissionais da área, como um importante apoio pedagógico para incrementar seu trabalho educativo. Também já está no radar um quarto canal, cujo planejamento está a pleno vapor. As opções vão permitir a aplicação de um novo conceito que leva a escola à casa do aluno, combinando o ensino presencial com o ensino a distância. A medida não visa substituir o ensino presencial, mas será uma importante ferramenta para garantir o acesso ao conteúdo da grade escolar e opções diversas que reforçam a democratização do acesso à educação. A cerimônia de lançamento em uma escola de Congonhas do Norte reforça o compromisso com a educação, no evento que conta, também, com a participação de alunos e professores.

DIGITALIZA MINAS
A transmissão analógica tem data para ser encerrada no país. Em 2023, o serviço deve ser substituído pelo digital, prazo estipulado pelo Ministério das Comunicações. O Governo de Minas Gerais, atento às mudanças, se mobilizou para garantir o sinal digital para todos os mineiros com o Digitaliza Minas. O projeto já teve início com a instalação de transmissores em 33 municípios. No total, serão 332 cidades, sobretudo as acima de 50 mil habitantes, que vão receber antenas garantindo o acesso gratuito ao sistema digital, em um investimento de R$ 74 milhões do Governo Estadual. Somado ao projeto do governo federal, o Digitaliza Brasil, a cobertura digital vai atender os 853 municípios de Minas Gerais.

A Rede Minas pertence à Empresa Mineira de Comunicação (EMC), vinculada à Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG).

Deixe um comentário

Categorias