Curtas infantojuvenis encerram programação da Mostra de Tiradentes na Rede Minas

Obras trazem desde animação de manifestações folclóricas indígenas a paisagens mineiras

O final de semana está repleto de muita imaginação e histórias divertidas e educativas para crianças e jovens na Faixa de Cinema, que será exibida em horário especial, no sábado, às 19h30, para atender à garotada. Os curtas encerram a exibição de filmes da 24ª Mostra de Cinema de Tiradentes. No curta “Foguete”, pai e filho se divertem em um parque de Brasília e o brinquedo do local promete trazer à tona segredos nunca antes revelados. A sessão especial ainda traz curtas que revelam as lendas folclóricas das aldeias indígenas brasileiras com “Mitos indígenas em travessia”. Por fim, os adultos podem se deliciar com as montanhas mineiras no filme que mostra três amigas que embarcam em uma aventura para o sul de Minas em “Por outras primaveras”. A exibição ainda conta com o depoimento dos diretores dos filmes.

A ficção do cineasta Pedro Henrique Chaves, “Foguete”, envolve um pai e um grupo de crianças em torno do famoso brinquedo brasiliense em forma de um foguete, de dez metros de altura, que traz mistérios, conflitos, superação e muito afeto. O curta participou de festivais e premiações no Brasil e no mundo, entre eles o New York Latino Film Festival (NYLFF) (2020) e o Prêmio Brasil de Cinema Infantil no 18º Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI) (2020).

As lendas indígenas que fazem parte do folclore brasileiro ganham espaço de ouro em “Mitos indígenas em travessia”, de Júlia Vellutini e Wesley Rodrigues. A animação traz seis histórias dos tempos antigos das etnias Kuikuro, do Mato Grosso, Kadiwéu, do Mato Grosso do Sul, e Javaé, do Tocantins. No enredo, personagens mirabolantes, encontros e desafios são retratados em belas ilustrações. As histórias são: A Ema, O Menino-Peixe, As Mulheres Sem Rosto, A Via Láctea, A Menina e a Cobra e O Urubu-rei.

O filme “Por outras Primaveras”, da jovem diretora Anna Carolina Mol, encerra a sessão especial da Faixa de Cinema narrando as descobertas pessoais de três jovens durante uma viagem ao interior de Minas Gerais. Nívea acaba de perder a avó e faz uma viagem de carro com as amigas para a cidade da família. No caminho, elas trocam confidências que colocam em xeque a romantização da juventude. O público vai se deliciar com as histórias e o cenário. O filme mostra as estradas cercadas pelas montanhas, além de cachoeira e São Thomé das Letras.

A Faixa de Cinema vai ao ar em dia e horário excepcional neste sábado (27),e os filmes também podem ser vistos, nesse mesmo horário, aqui no site da emissora.

Deixe um comentário

Categorias