Cozinha mineira é destaque em filmes e programas na EMCplay

Divulgação EMCplay.

A cozinha mineira foi declarada patrimônio de Minas Gerais. Esse tesouro do estado tempera a cultura e não fica de fora das produções audiovisuais. A plataforma de streaming EMCplay selecionou filmes e programas que têm as delícias mineiras no elenco. São documentários e conteúdos especiais que viajam pelas cozinhas, apresentam matérias-primas e pratos tradicionais diversos e as personalidades que comandam o fogão.

No cardápio de títulos da EMCplay, homenagens ao queijo não faltam. Patrimônio imaterial brasileiro, o derivado do leite foi protagonista de “O quê do queijo”, de Paulo Henrique Rocha. O documentário revela a delícia do Serro e mostra o preparo tradicional da iguaria que atravessa gerações. Em “Minas são muitas”, ele também é retratado por fotógrafos e artistas mineiros.

Divulgação “O quê do queijo”.

Quem comanda a cozinha também ganha destaque na tela. O filme “A dona do tacho”, de Marcelo Wanderley, presta uma homenagem à Nelsa Trombino. Referência da culinária mineira, ela esteve à frente do tradicional restaurante Xapuri e contribuiu para valorizar a comida típica do estado. Tem passeio na roça com direito à pausa na cozinha em “Sabor & Afeto”, “Turismo de Experiência”, “Terra do Marolo” e “Angu Recheado de Senzala”.

Divulgação “A dona do tacho”.

A tradição culinária mineira começou no campo e chegou à capital, que foi reconhecida pela Unesco no quesito gastronomia. O talento no preparo e o prazer em saborear podem ser conferidos na série “Cidade Criativa”. Destaque, também, para lugares tradicionais como o “Bar do Bolão”. O local, que teve como clientela artistas famosos, é retratado no documentário “Música nu buteco”, que conta com a participação de cantores do Clube da Esquina, Skank, Sepultura, entre outros.

Divulgação “Música nu buteco – Bar do Bolão”.

A homenagem à cozinha mineira fica disponível até 31 de julho na plataforma de streaming pública e gratuita EMCplay. Além dos filmes selecionados para o especial, o serviço conta com um catálogo extenso com longas, curtas, séries, shows e espetáculos. Nessa vitrine da produção audiovisual mineira tem, também, conteúdos especiais da Rede Minas e da Rádio Inconfidência e a programação, ao vivo, dessas emissoras. O acesso é pelo site emcplay.com ou pelo aplicativo disponibilizado no Google Play e Apple Store.

SERVIÇO

EMCplay – Dia da Cozinha Mineira
Até 31 de julho
Transmissão pela EMCplay: emcplay.com ou pelo aplicativo disponibilizado no Google Play e Apple Store.

Deixe um comentário

Categorias