Complexo ferroviário de Mariana é tema do Estações, desta terça (5)

A parada do programa Estações, nesta terça (5), é em Mariana. A atração resgata a memória da ferrovia da cidade, em relatos de ex-funcionários e de  pesquisadores que se debruçam sobre o tema. Saudade e muitas histórias de vida são contornadas por belas imagens do município que ainda guarda, em sua paisagem, a presença de tempos passados. Esse ambiente repleto de cultura chega à tela da emissora pública mineira às 19h.

Mariana se destaca para a economia nacional e mundial no período da colônia, quando metais preciosos foram encontrados ali. No início do século XX, em 1914, foi inaugurada a estação ferroviária para atender, também, essa demanda. Os anos se passaram e a cidade segue sendo, preponderantemente, marcada pela extração mineral, embora sem a presença do trem. Hoje, o casarão onde os passageiros embarcavam continua erguido, mas fechado, embora ainda vivo na memória da população, como o programa mostra.

Ferrovia ontem e hoje

Nos anos em que esteve ativa, a estação de Mariana tinha o poder de articular a circulação de trens em Minas Gerais que seguiam para o Rio de Janeiro, levando gente e escoando mercadorias. O Estações conta essa história e fala das possibilidades de reativação das linhas, fazendo com que os velhos apitos preencham a paisagem nos dias de hoje.

O programa ainda traz depoimentos que revelam diversas curiosidades históricas relacionadas à cidade e à ferrovia, além de trazer, para a tela, a sensibilidade de quem se viu envolvido por anos com a estação do trem.

assista

Exibido nesta terça (5), às 19h, o Estações pode ser acompanhado pela TV, aqui no site e na plataforma de streaming EMCplay.

Deixe um comentário

Categorias