Filmes iranianos na programação de cinema da semana
Na primeira semana de fevereiro, que antecede a comemoração do carnaval, você confere dois filmes iranianos e um brasileiro na nossa programação de cinema, exibida em parceria com a TV Brasil.
Documentário sobre as Ligas Camponesas é uma das principais obras do cineasta Eduardo Coutinho.
O documentário apresenta a história das Ligas Camponesas no nordeste do Brasil, construída em torno da figura do líder camponês João Pedro Teixeira, que foi assassinado em 1962. A filmagem foi interrompida em 1964 por causa do golpe militar.Dezessete anos depois, Coutinho volta a se reunir com os camponeses que haviam trabalhado no primeiro filme, incluindo Elizabete Teixeira, viúva de João Pedro. Juntos, eles retomam o fio da história e compõem uma síntese viva e comovente dos últimos vinte anos. O tema principal da produção passa a ser a trajetória de cada um dos personagens que, por meio de lembranças e imagens do passado, evocam o drama de uma família de camponeses durante os longos anos do regime militar.
Ano de estreia: 1984
Gênero: documentário
Direção: Eduardo Coutinho
Elenco: Eduardo Coutinho, Ferreira Gullar, Tite de Lemos
Classificação Indicativa: 18 anos
Após doze anos vivendo aprisionadas pelos próprios pais, duas irmãs são finalmente liberadas por assistentes sociais a encarar o lado de fora do mundo pela primeira vez.
Ano: 1999
Direção: Samira Makhmalbaf
Elenco: Massoumeh Naderi, Zahra Naderi, Ghorban Ali Naderi mais
Gênero: Drama
País: Irã , França
Road movie iraniano de Abbas Kiarostami conquistou a Palma de Ouro no Festival da Cannes.
Sr. Badii viaja pelos campos tentando angariar trabalhadores avulsos para satisfazer seus desejos reprimidos: Ele procura alguém que o ajude a morrer, mas vive em uma sociedade onde suicídio é uma abominação.
Título original: Ta’m e guilass
Ano: 1997
Gênero: drama
Direção: Abbas Kiarostami
Elenco: Homayoun Ershadi, Abdolrahman Bagheri, Afshin Khorshid Bakhtiari.
Classificação indicativa: 12 anos
Deixe um comentário