Centenário da caravana modernista é tema de especial neste sábado (30)

O movimento modernista que eclodiu em São Paulo ganhou novos desdobramentos por causa de Minas Gerais. Há cem anos, artistas desembarcaram nas cidades históricas mineiras durante a Semana Santa em um momento que ficou conhecido na história como a Caravana Modernista. A Rede Minas festeja o centenário com um programa especial dedicado ao tema. A atração vai ao ar, neste sábado (30), às 18h30.

O programa relembra o grupo liderado por Mário de Andrade, que tinha como integrantes nomes como Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral. A visita mudou a forma da arte ser encarada e produzida e culminou com a criação do Sphan, hoje Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. A jornalista Flávia Moreira resgata o momento e conversa com especialistas. Ela visita Ouro Preto, que tem um capítulo especial nessa história. A cidade foi redescoberta pelos artistas e, depois, tombada como patrimônio nacional e da Unesco.

Com duração de 30 minutos, o especial aborda os desdobramentos dessa caravana modernista paulista em terras mineiras em diversas áreas, como do patrimônio, arquitetura, artes plásticas, literatura, entre outras. Para isso, foram ouvidos vários professores da UFMG que participaram do documentário “Uma carta para Mário” do diretor Armando Mendz, que integrou o projeto “Modernismo em MG” e faz parte desse Especial Rede Minas.

Assista

A atração vai ao ar neste sábado (30), às 18h30, pela TV, aqui no site e na plataforma de streaming EMCplay.

Comentários

Deixe um comentário

Categorias