As ações da Rede Minas na preservação do audiovisual são compartilhadas no CineOP, nesta quinta (20)

Presidente da Empresa Mineira de Comunicação (EMC), Gustavo Mendicino, vai estar na mesa de debate “Preservação audiovisual em rede: iniciativas, avanços e resultados”

Gustavo Mendicino, presidente da EMC – divulgação Rede Minas

O papel do cinema na preservação, história e educação é a temática da 19ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, que vai do dia 19 a 24 de junho. A contribuição da Rede Minas para a preservação do audiovisual é destaque no evento, que dedica uma mesa de debate à questão, nesta quinta (20).

O presidente da Empresa Mineira de Comunicação (EMC), Gustavo Mendicino, participa da mesa “Preservação audiovisual em rede: iniciativas, avanços e resultados”. O debate faz parte do 19º Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros, que integra a programação do CineOP. Na oportunidade, ele vai compartilhar as práticas adotadas pela Rede Minas, gerenciada pela EMC. Fundada em 1984, a TV pública mineira possui um rico acervo audiovisual e foi uma das pioneiras em iniciativas para compartilhar esse material com o público.

A Rede Minas deu início, em julho de 2019, ao projeto Rede Minas Memória. Como parte das ações, a emissora mantém o site memoria.redeminas.tv, que dá acesso, ao público, a reportagens, entrevistas e outros vídeos com registros importantes das quatro últimas décadas. Parte desse conteúdo também foi disponibilizado pelo canal da emissora no YouTube e nas redes sociais e, em ocasiões especiais, são reapresentados na programação da TV.

Em 2022, a Rede Minas inovou criando a plataforma de streaming EMCplay, que em breve muda para Minasplay com novidades. O serviço de vídeo conta com um catálogo extenso e gratuito com programas, shows e outras atrações produzidas pela Rede Minas. Por meio da plataforma, é possível, também, ver filmes e outros produtos audiovisuais, colocando a cultura mineira em uma grande vitrine.

Além de Gustavo Mendicino, participam da mesa o coordenador-geral de Sistema de Informação Museal do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Dalton Martins; o professor da Universidade Federal Fluminense, João Luiz Vieira, representando a Rede Universitária de Acervos Audiovisuais (RUAAv); e a diretora do Museu da Imagem e do Som do Paraná, Mirele Camargo, também representante do Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som (MIS em Rede).

CineOP – em sua 19ª edição, a Mostra de Cinema de Ouro Preto acontece em Ouro Preto e traz o patrimônio no cinema como foco. Durante seis dias, o público terá oportunidade de acompanhar sessões de filmes, rodas de conversa, debates, estudos de caso, lançamentos de livros e atrações artísticas que prometem movimentar a cidade histórica. Todos os detalhes da Mostra podem ser conferidos na programação da Rede Minas. O programa Agenda vai estar em Ouro Preto e mostra todos os detalhes na atração desta quinta (20) e sexta (21), às 20h30. No sábado (22), é a vez do +Geraes, que vai ser transmitido, ao vivo, às 12h, direto da Mostra.

Deixe um comentário

Categorias