Agenda traça perfil de Gustavo Penna, um dos maiores arquitetos do Brasil

Edição especial do Agenda traça perfil do arquiteto, que celebra meio século de carreira

Seu trabalho carrega sentimentos e emoções de Minas e provavelmente você já viu ao menos uma obra de Gustavo Penna. Com 50 anos de carreira, o mineiro é responsável por desenvolver projetos importantes no país e no exterior. Todo especial, o Agenda desta sexta-feira (8), às 20h30, traça um perfil de Gustavo Penna, um dos profissionais mais renomados da atualidade.

Aprendiz de mestres como Rafael Hardy e Oscar Niemeyer, Gustavo Penna nasceu e é apaixonado por Belo Horizonte. Da primeira geração de filhos da capital, ele respirou o florescer arquitetônico da cidade e conviveu com artistas que marcaram a cultura brasileira. Formou-se pela escola de arquitetura da UFMG, onde lecionou por três décadas. Aos 73 anos, faz de BH sua morada e, por essa cidade, continua a expandir seus saberes.

celebração de cinco décadas de trabalho

O arquiteto lançou recentemente a coleção “Gustavo Penna 73/23 – 50 anos de arquitetura, desenho e palavra”, composta por cinco livros que tratam da sua primeira década de produção, seus mestres, seus colegas de profissão e seus primeiros anos do escritório.

Onde ver seu trabalho

Em Minas Gerais, alguns de seus trabalhos são o novo Mineirão (2008); o Expominas; a Escola Guignard (considerada uma das 30 obras mais relevantes da arquitetura no Brasil); o Centro de Convenções de Inhotim (2008), em Brumadinho; o museu de Congonhas (2005) e muitos outros.

Fora do estado, um dos projetos de destaque é o Sesi Lab, em que coube a Gustavo Penna transformar o edifício do Touring Club do Brasil, projeto de Niemeyer, em um hub de arte, educação, ciência e tecnologia. No exterior, o arquiteto tem projetos em países da África e em Portugal.

Deixe um comentário

Categorias