A história da ferrovia em Rio Acima é tema do programa Estações desta terça (24)

Integrante da Linha do Centro, a mais antiga da Estrada de Ferro Central do Brasil, a estação ferroviária de Rio Acima foi inaugurada em 1890. Hoje, tombada pelo município, o complexo agora se chama Estação da Cultura e abriga a Secretaria de Turismo e Cultura e a biblioteca municipal. O programa Estações convida o público a embarcar em uma viagem pela história da cidade contada a partir dos trilhos, nesta terça (24).

A narrativa de Rio Acima começa nos anos de 1700 e tem origem com os mascates que passaram a habitar a divisa entre a cidade e a vizinha Nova Lima. Quem nos conta essa história é a professora aposentada Eunice, uma das personagens da atração. Em seus trechos, os moradores tinham como destino a Praça da Estação de Belo Horizonte para ir ao médico, passear ou vender suas mercadorias, que eram consideradas de primeira qualidade. Entre os usuários estavam, também, quem prestava serviço na capital, como as lavadeiras e passadeiras da região. No entanto, sem aviso prévio, em setembro de 1996, com a privatização da Rede Ferroviária Central, a cidade foi “tirada do mapa” e o trecho foi desativado.

Serviço:

O programa Estações que mostra Rio Acima vai ao ar nesta terça (24), às 19h, pela TV, aqui no site e na plataforma de streaming EMCplay.

Deixe um comentário

Categorias