Tecnologia aliada à educação em meio à pandemia é tema da Faixa de Cinema

Inédito na TV, documentário “Em busca das telas amigáveis”, de Igor Amin, é parte da programação da semana das crianças

Foto: Breno Conde

A tecnologia audiovisual e o universo infantojuvenil se tornaram temas de debates recorrentes durante a pandemia. O assunto é apresentado para adultos e crianças de forma lúdica, divertida e criativa no filme “Em busca das telas amigáveis”. O documentário dirigido pelo cineasta e educador audiovisual Igor Amin mostra a nova realidade tecnológica a partir da experiência de professores, estudantes e do próprio cineasta, que se torna um personagem importante dessa narrativa que é exibida na Faixa de Cinema, nesta sexta (14), em uma homenagem à semana das crianças.

O enredo

“Se esse filme tivesse uma sinopse ele é mais ou menos assim: Igor Amin, o educador audiovisual que nasceu na transição de uma era analógica para digital e está em busca das telas amigáveis”, assim o diretor começa o documentário que mistura diversas linguagens e utiliza recursos como a animação stop motion, videoaulas e viodeoclipes.

No enredo, as ideias mirabolantes de Igor em busca de ferramentas tecnológicas para trabalhar com as crianças, que também participam da empreitada. Os pequenos sugerem e apresentam invenções que mostram como as telas podem ser aliadas na construção do processo educativo.

A produção

Para fazer o documentário, Igor transformou sua casa no Serro, no Vale do Jequitinhonha, em um estúdio. Educadores e alunos de escolas de Minas Gerais, Mato Grosso, Tocantins, Acre e Paraíba também estão no centro da tela. Entre elas, instituições de ensino de oito cidades mineiras da região norte, Vale do Jequitinhonha, Zona da Mata e Região Metropolitana de Belo Horizonte. Juntos, embarcam no desafio de desenvolver soluções para o processo educacional durante o período de reclusão.

O filme foi lançado em 2020 no Una Cine Belas Artes, em Belo Horizonte, e é exibido, pela primeira vez, na TV. Além do documentário, a Faixa de Cinema, também apresenta depoimento do cineasta que comenta sobre a obra.

Foto: Breno Conde

Sobre Igor Amin

É diretor, escritor, educador audiovisual e empreendedor criativo. “Em busca das telas amigáveis” é seu segundo longa-metragem. O primeiro, “O que queremos para o mundo?”, rodou por festivais nacionais e internacionais e conquistou prêmios na Holanda e na Índia.

Na bagagem, assina mais de 20 curtas que abordam o cenário da educação no universo audiovisual. É idealizador da comunidade de educação audiovisual “O que queremos para o mundo?”, mestre Interdisciplinar em Ciências Humanas na linha de Educação, Cultura e Sociedade pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e especialista em Biopsicologia pelo Instituto Visão Futuro.

Assista

Com apresentação de Samuel Guimarães, a Faixa de Cinema vai ao ar nesta sexta (14), às 23h, pela Rede Minas, aqui no site e na plataforma de streaming EMCplay.

Deixe um comentário