Série infantil “O menino que engoliu o sol” estreia neste sábado

Animação mostra experiências da criança com a natureza, com um olhar poético.

A série “O menino que engoliu o sol” é lançada na Rede Minas, neste sábado (20), às 13h. A obra, que traz o Pantanal como cenário lúdico, conta com narração do cantor Ney Matogrosso e é inspirada na obra do poeta Manoel de Barros. Dividido em 13 episódios (dois serão exibidos a cada semana), o infantil é baseado no livro de mesmo nome, de Ricardo Pieretti Câmara, que assina o roteiro junto à diretora Patrícia Alves Dias. Na série, a temática do mito do fogo na cultura indígena guató está presente e as ilustrações inspiradas na arte de Martha Barros, filha de Manoel de Barros, se misturam com trechos em live-action que identificam a região sul-mato-grossense.

A história mostra o universo lúdico do menino Manoel e as brincadeiras no Pantanal, que é o quintal de sua casa. Durante o dia o garoto e os animais se divertem com brincadeiras criativas, como a caça ao vento e à chuva. O medo do escuro o impede de dormir e assim ele decide comer o sol. Sem o sol, o mundo todo fica no escuro, mas o menino descobre que todos os seres têm luz própria e continuam a brilhar à noite, vivendo mais aventuras. As cenas da produção refletem sobre as emoções de modo bem sutil, colorido e com a poética de Manoel de Barros.

Ney Matogrosso
O nome do artista já revela sua origem: Mato Grosso do Sul. Como cantor e compositor, Ney interpretou e trouxe para a animação suas próprias vivências na região, como canções que ouvia do avô durante a infância.

Produção da série
Criada pela produtora Pólofilme, a série infantil “O menino que engoliu o sol” é dirigida por Patrícia Alves Dias, que também assina o roteiro com Ricardo Pieretti Câmara. A animação conta com a supervisão artística do cineasta Joel Pizzini e foi produzida pela linha de fomento do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), através do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual (Prodav/TVs Públicas). As imagens do Pantanal são de autoria do fotógrafo e cineasta Mauricio Copetti.

“O menino que engoliu o sol” foi um dos finalistas na categoria pré-escola do Japan Prize, considerado o ‘Oscar’ educativo.

Exibição
A série “O menino que engoliu o sol” será exibida aos sábados, às 13h, na Rede Minas, entre os dias 20/02 e 03/04. O público também pode conferir a atração, nesse mesmo horário, aqui no site da emissora.

Deixe um comentário