Thriller brasileiro e clássico indiano na programação de cinema desta semana

Nas madrugadas da última semana de janeiro, você acompanha filmes de diversas culturas e regiões do mundo na Rede Minas. Os longas, que fazem parte do Cine Nacional, Ciclo de Cinema e Soy Loco Por Ti Cinema, são exibidos em parceria com a TV Brasil. Confira a programação completa:

embargo_cartaz
Terça, 26/01 (0h30) – Embargo
Longa é inspirado no conto homônimo do escritor português José Saramago.

Nuno vende sanduíches numa carrocinha e um dia ele cria uma máquina revolucionária, que promete transformar a indústria de calçados: um digitalizador de pés.
Sem condições de produzir o invento sozinho, Nuno tenta vender a sua criação. Em meio a um embargo petrolífero, depara-se com uma grande dificuldade e fica obcecado com a possibilidade de atingir o sucesso e conquistar seus sonhos. Quando Nuno fica estranhamente preso dentro de seu carro, e perde com isso uma oportunidade única de produzir a sua invenção, ele vê subitamente sua vida embargada.

País de origem: Brasil, Portugal e Espanha.
Ano: 2010.
Gênero: drama.
Direção: Antônio Ferreira
Elenco: Filipe Costa, Cláudia Carvalho, Pedro Diogo, Fernando Taborda, José Raposo, Miguel Lança, Eloy Monteiro.
Classificação Indicativa: 10 anos

Filme Calypso Rose

Quarta, 27/01 (0:30) – Calypso Rose
Documentário aborda trajetória da carismática artista caribenha Calypso Rose, considerada uma lenda viva.

O documentário aborda não só a memória, o intercâmbio e a descoberta de diversas culturas do mundo, mas é também a jornada de uma mulher militante e autêntica. A cineasta franco-camaronesa Pascale Óbolo desvenda as muitas faces da protagonista: cantora e compositora radiante, feminista, espiritualista, celebridade e mulher consciente de sua origem escrava.

Título original: Calypso Rose.
País de origem: Trinidad e Tobago, França e EUA.
Ano: 2011.
Gênero: documentário.
Direção: Pascale Óbolo.
Classificação indicativa: Livre

El baño del papa

Quinta, 28/01 (0h) – El baño del papa
Baseado em um fato real, o filme retrata o impacto da visita do Papa João Paulo II, em 1988, em uma cidade do Uruguai, Melo, próxima à fronteira com o Brasil.

Prestes a receber mais de 50.000 turistas, os vizinhos estão convencidos de que a visita será milagrosa para a alma e a carteira. Eles acreditam que com a venda de alimentos e bebidas para a multidão vão ficar ricos. Beto é o mais entusiasmado de todos e não vai parar até encontrar o serviço perfeito para os peregrinos.
O drama conquistou o prêmio de Melhor Filme no Festival de Havana, no Festival de Bogotá e no Festival de Guadalajara.

País: Uruguai
Ano: 2007
Gênero: drama
Direção: César Charlone e Enrique Fernández
Elenco: César Troncoso, Virginia Méndez, Virginia Ruiz, Mario Silva, Henry De León, José Arce, Nelson Lence, Rosario De Los Santos
Classificação Indicativa: 18 anos

Filme Disparos

Sexta, 29/01 (0h30) – Disparos
Thriller político e social, baseado em fatos reais, foi premiado em três categorias no Festival do Rio.

Ao sair de uma sessão de fotos para um guia gay do Rio, Henrique é assaltado por dois motoqueiros armados e assiste, estupefato, ao atropelamento dos ladrões, por algum motorista solidário.
Henrique recupera sua câmera e segue seu caminho, mas retorna para buscar o cartão de memória com as fotos que fez, caído durante o incidente. Ele então passa a ser acusado do crime de omissão de socorro, do qual seu agressor é a vitima. Dali, Henrique é levado para a DP e, em seguida, para a emergência do hospital Souza Aguiar, tentando se inocentar, ainda que se sentindo cada vez menos inocente.

Ano: 2012.
Gênero: ação, policial, suspense.
Direção: Juliana Reis
Elenco: Gustavo Machado, Caco Ciocler, Julio Adrião, Dedina Bernardelli.
Classificação indicativa: 14 anos

Filme O Preço do Perdão

Sábado, 30/01 (0h30) – O Preço do Perdão
Drama senegalês inspirado no romance homônimo do escritor Mbissane Ngom busca respeitar a tradição da cultura oral africana.

Um espesso nevoeiro cobre um vilarejo da costa sul do Senegal há vários dias e impede a entradas das pequenas embarcações no mar. O velho religioso da aldeia está moribundo e não pode executar os ritos. Com apenas 20 anos, o jovem Mbanik, filho do ancião, ganha a confiança do povo e cativa a jovem Maxoye, mas seu sucesso desperta a inveja de Yatma, seu amigo de infância.

Título original: Le prix du pardon.
País de origem: Senegal.
Ano: 2002.
Gênero: drama.
Direção: Mansour Sora Wade
Elenco: Alioune Ndiaye, Dienaba Niang, Gora Seck, Hubert Koundé, James campbell, Rokhaya Niang, Thierno Ndiaye Doss.
Classificação indicativa: 12 anos

A esposa solitária

Domingo, 31/01 (1h) – A Esposa Solitária
Clássico drama indiano dirigido pelo aclamado cineasta Satyajit Ray resgata história que se passa em Calcutá no final do século XIX.

Em 1870, na Índia sob domínio inglês, Charulata é casada com o abastado indiano Bhupati. Apesar de se considerar uma mulher privilegiada, a bela e inteligente jovem perambula pela casa, sentindo-se profundamente só. Proprietário de um jornal, Bhupati ama a esposa, porém passa mais tempo no escritório e fazendo carreira política no movimento de libertação do que em casa.
Ao perceber a solidão da mulher, o rapaz pede que seu primo Amal faça companhia à sua esposa, estimule o talento artístico dela e ensine a Charulata tudo que sabe sobre literatura. Após alguns meses, os sentimentos entre Charula e Amal começam a ultrapassar a simples amizade. A partir daí, Bhupati passa a se preocupar com a intensidade da relação entre o primo e sua mulher.
A trama do longa foi adaptada do romance “Nastanirh” (The Broken Nest), escrito por Rabindranath Tagore.

Título original: Charulata.
País de origem: Índia.
Ano: 1964.
Gênero: drama/romance.
Direção: Satyajit Ray
Elenco: Madhabi Mukherjee, Soumitra Chatterjee, Shailen Mukherjee, Shyamal Ghosal.
Classificação indicativa: 16 anos

Filme Jonas e a baleia rosada

Segunda, 01/02 (0h) – Jonas e a Baleia Rosada
Trama narra as relações de uma conturbada família boliviana em um contexto de hiperinflação, tráfico de drogas e caos em Santa Cruz de la Sierra, em 1984.

A família política de Jonas quer obrigá-lo a deixar seu emprego de professor de escola e exercer sua profissão de advogado. Jonás vê-se envolvido em um perigoso jogo passional com a jovem cunhada, e tenta sair com ela da mediocridade e das narcoalianças de sua família.

Direção: Juan Carlos Valdivia
Elenco: Dino Garcia, Maria Renee Prudencio, Claudia Lobo, Julieta Egurrola, Guillermo Gil, Elias Serrano, Milton Cortes, Juan Claudio Lechín, Juan Carlos Valdivia, Etelvina Peña, Ejti stih, Miriam Molina, Paola Chirino
Classificação indicativa: 18 anos.

       

Deixe um comentário