Filmes brasileiros com questões indígenas na Faixa de Cinema

Mais filmes brasileiros na Faixa de Cinema, exibidos em parceria com o Cinefronteira.

Em fevereiro, a Faixa de Cinema continua dando espaço para a difusão do cinema nacional independente, com a exibição de obras brasileiras selecionadas pelo coletivo belorizontino Cinefronteira. Desta vez, os filmes abordam a temática indígena.

Nos meses seguintes, as temáticas abordadas serão o feminino, em março, o cinema universitário, em abril, LGBT (parceria com UNA-Se Contra a LGBTfobia, do Centro Universitário UNA, e NUH, da UFMG), em maio, e questões raciais (parceria com a Segunda Preta) em junho.

Confira abaixo a programação completa de fevereiro*:

06/02, terça-feira, 22h30 (18/02, domingo, 23h)
GUARDIÕES DA MEMÓRIA

​Guardiões da Memória foi realizado em cinco aldeias Guarani no Estado Rio de Janeiro. O filme mostra como os mais velhos e lideranças fazem circular o conhecimento e a memória nos Tekoa, através de suas rezas, narrativa e belas palavras na casa de reza.

Direção: Alberto Alvares | 2017 | Guarani

23/02, sexta-feira, 23h45
AVA YVY VERA – A TERRA DO POVO DO RAIO

“Aqui é o coração da terra. Estamos lutando pelo coração da terra, este território. Não lutamos só por esse pedaço, mas por todos os territórios do coração da terra. Esse é o nosso lugar. Nós, Avá, somos descendentes do coração da terra.”

Direção: Genito Gomes, Valmir Gonçalves Cabreira, Jhonn Nara Gomes, Jhonatan Gomes, Edina Ximenez, Dulcídio Gomes, Sarah Brites, Joilson Brites |
2016 | Guarani e Kaiowá

02/03, sexta-feira, 23h45
KAXAKUK XAK- CAÇANDO CAPIVARA

Caçadores Tikmu’un saem com seus cães e espíritos aliados em busca da capivara. Cantos, olhares e eventos. Intensidades que se agitam sob um plano de aparente silêncio.

Direção: Derli Maxakali, Marilton Maxakali, Juninha Maxakali, Janaina Maxakali, Fernando Maxakali, Joanina Maxakali, Zé Carlos Maxakali, Bernardo Maxakali, João Duro Maxakali | 2009 | Maxakali

09/03, sexta-feira, 23h45
KARAI HA’EGUI KUNHÃ KARAI ‘ETE – OS VERDADEIROS LÍDERES ESPIRITUAIS

Para nós Guarani, são nossos avós que fortalecem a nossa sabedoria e a nossa memória desde antigamente até hoje, para não esquecer a nossa verdadeira história. Por isso guardamos o nosso ‘nhandereko’, modo de ser Guarani; só assim enxergamos o passado, vivemos o presente e olhamos adiante.

Direção: Alberto Alvares | 2014 | Guarani

Faixa de Cinema - fevereiro

O CINEFRONTEIRA

O Cinefronteira é um coletivo cineclubista que busca exibir, debater e refletir o cinema nacional contemporâneo, estabelecendo um diálogo constante entre realizadores, críticos, educadores, ativistas e o público. A proposta é deslocar a distribuição cinematográfica atual, organizando mostras em espaços públicos, ocupações urbanas e escolas, contribuindo para a democratização da cultura e o direito à cidade.

 

*A programação anteriormente prevista foi alterada devido ao carnaval e aos novos horários da programação da emissora.

       

Deixe um comentário