Festival de cultura e história afro-brasileira em destaque em série do Hypershow

Cantores, músicos, poetas, dançarinos, produtores, técnicos e empreendedores promovem a cultura afro-brasileira

Conectar as pessoas à sua ancestralidade através da arte, vivências, oficinas e outras ações é o objetivo do MABAM Festival – Mostra Afro Barreiro Alforriado Matias. O Hypershow inicia, neste sábado (11), às 17h, uma série de quatro programas que vão levar ao ar atrações desse festival que acontece na região do Barreiro, em Belo Horizonte. A estreia fica por conta do músico, poeta, arte-educador e compositor Marcos Buraco e a banda Ponto Qu4atro. O programa vai exibir também as apresentações de Karine Bassi, Mamour Ba, Sérgio Diaz, Mauricio e Júlia Tizumba, Itsa e Tamara Franklin.

Realizado há 5 anos, o festival teve como tema, em 2021, o “Mercado Afrikano”, abordando o marcado como um local humano, de relações, trocas, conexões e cumplicidade. O evento, que aconteceu de forma online, é realizado pelo Instituto Alforriado Matias, tem produção da Música Revoluciona e conta com o apoio da Secult – Secretaria de Cultura, Governo de Minas Gerais, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal, através da Lei Aldir Blanc.

A abertura da série conta com a apresentação do músico, arte-educador, compositor e poeta Marcos Buraco. O cavaquinho e o berimbau são os principais instrumentos pelos quais o artista resgata as identidades ancestrais. Outra atração que sobe ao “palco” é a banda Ponto Qu4tro, criada na região do Barreiro, e que tem o som influenciado pela cultura afro mineira e do hip-hop. O grupo, formado por Anna Lages, Calixto, Luísa de Paula e Bernardo Meireles, lançou o primeiro disco,”Exú Te Ama”, em 2019.

Confira a programação:

11/9 – Marcos Buraco / Ponto Qu4tro
18/9 – Karine Bassi / Mamour Ba
25/9 – Sérgio Diaz / Mauricio Tizumba e Júlia Tizumba
2/10 – Itsa / Tamara Franklin

Deixe um comentário