Documentário na Faixa de Cinema discute assédio às mulheres nas cidades

combo_ChegaFiuFiu

Há liberdade de ir e vir para as mulheres nas cidades? Quais sãos seus medos? Essas são algumas das questões que conduzem o documentário “Chega de Fiu Fiu”, das diretoras Fernanda Frazão e Amanda Kamanchek, que vai ao ar nessa sexta-feira, dia 18, às 23h30, na Faixa de Cinema. A exibição é parte de uma série especial com a curadoria do Instituto Cinema em Movimento (ICEM), que apresenta, durante o mês de setembro, filmes e documentários sobre questões sociais brasileiras de emergência.

Baseado na fala de três mulheres de diferentes capitais do país, Rosa Luz, de Brasília (DF); Raquel Carvalho, de Salvador (BA); Teresa Chaves, de São Paulo (SP), são levantadas questões sobre o assédio presente nas ruas das cidades brasileiras e a discussão é ampliada ao relacionar temas como o racismo, machismo, sexismo e transfobia que cada uma das personagens vive diariamente. Recente pesquisa da ONG Think Olga intitulada Chega de Fiu Fiu, que inspirou a realização do documentário de mesmo nome, aponta que 81% das mulheres brasileiras têm medo de sair na rua por medo de assédio. Mas essa é apenas uma das centenas de outras pesquisa nacionais elaboradas sobre o tema assédio, violência contra mulher, estupro, entre outros.

O filme recebeu o Prêmio de Júri Popular no Festival Internacional de Cinema de Arquitetura (Brasília), foi selecionado para o ACT Human Rights Film Festival nos EUA e no Arquiteturas Film Festival Lisboa. Resultado de um financiamento coletivo, mais de 1.200 pessoas contribuíram para a realização do projeto.

Ficha Técnica

Direção: Fernanda Frazão, Amanda Kamanchek
Música composta por: Luisa Puterman
Cinematografia: Lucas Kakuda
Produção: Amanda Kamanchek, Juliana Lemes, Lucas Kakuda, Camila Biau
Roteiro: Fernanda Frazão, Amanda Kamanchek

       

Deixe um comentário