Documentário mostra realidade das pessoas que vivem da pesca no Brasil

banner_noticia_site_ventoforte
Faixa de Cinema revela conflitos socioambientais vividos por comunidades pesqueiras da costa brasileira.

A Faixa de Cinema desta sexta-feira, 29, às 23h30, exibe o documentário “Vento Forte“, que busca tirar da invisibilidade o trabalho daqueles que vivem da pesca no Brasil. A obra mostra como o modo simples de vida dos tradicionais pescadores artesanais, que convivem harmonicamente com a natureza, está sendo ameaçado por grandes empreendimentos, turismo predatório, pesca e aquicultura industriais.

Produzido pelo Conselho Pastoral dos Pescadores – CPP (Recife), em parceria com a produtora de cinema independente Arte em Movimento (Belo Horizonte), “Vento Forte” é dirigido por Patrícia Antunes. A equipe de gravação percorreu 21 localidades, entre elas os Cânions do São Francisco,  a represa de Paulo Afonso (BA), Petrolândia (PE), as Comunidades de Conceição de Salinas e Cairú em Salinas da Margarida (BA), o Quilombo Salaminas em Maragogipe (BA), a Comunidade de Acupe e São Brás em Santo Amaro (BA), a Ilha da Maré e o Porto de Aratu (BA).

“Vento Forte” participou do Festival Internacional de Cinema Ambiental e Direitos Humanos – Ecocine 2015 e também do Festival de Cinema Socioambiental da Serra do Cipó – CineCipó 2015. Foi exibido nacionalmente em diversos cinemas, entre eles o Cine 104 em Belo Horizonte, e no exterior, no cinema do Vaticano.

Vento ForteVENTO FORTE
Documentário | 64″ | 2014
Direção e roteiro: Patrícia Antunes
Produção: Fabian Melo Franco
Fotografia: Bi Antunes
Captação de áudio: Santiago Contempomi e Rodrigo Rosa
Câmera: Patrícia Antunes e Bi Antunes
Montagem: Sávio Serpa e Patrícia Antunes
Animação: Marcelo Grandioso e Luccas Melo
Trilha sonora adaptada: Patrícia Antunes e Santiago Contempomi
Masterização de som: Santiago Contempomi
Poema Pedra: Helder Queiroga
Interpretação: Benjamim Abras
Música incidental: Sérgio Pererê
Imagens: Fernando Libânio

       

Deixe um comentário