Covid: série aborda as relações trabalhistas na pandemia

Série "Covid: Doença no trabalho"

Série “Covid: doença no trabalho” conta com quatro episódios.

Desde o início da pandemia, mais de 31 mil casos chegaram à Justiça do Trabalho. Uma demanda que deve crescer ainda mais, diante de tantas perdas. Essa nova realidade mudou as relações no mundo e coloca em discussão a questão trabalhista e o direito. Se no campo científico há ainda muito a descobrir sobre o coronavírus, também há variantes jurídicas que causam incerteza.

Em quatro episódios, o Jornal Minas mostra como a Covid se tornou um desafio, também, para a justiça brasileira, empresas e trabalhadores. A série traz entrevistas com magistrados, doutores em saúde pública, médicos, advogados, sindicatos, empresas e trabalhadores. As reportagens ainda mostram a realidade de trabalhadores que convivem com o medo e a exposição do vírus diariamente. Afinal, quais os direitos e deveres diante deste novo ambiente e qual o futuro do trabalho na pós-pandemia?

Conflitos trabalhistas

No primeiro episódio, a série mostra o enorme impacto da Covid-19 sobre as relações trabalhistas e a Justiça do Trabalho, que precisou se adaptar com enorme velocidade às demandas de empregados e empregadores, muitas vezes conflituosas. Um dos desafios tem sido estabelecer limites entre direitos e deveres trabalhistas.

Doença ocupacional

A contaminação no local de trabalho é tema do segundo episódio. Quando casos de Covid-19 podem ser considerados doenças ocupacionais? A questão, ainda muito controversa na justiça do trabalho, é de grande importância, especialmente para profissionais mais vulneráveis à doença, como os da saúde.

A luta pela vacinação

Enquanto alguns ainda não estão convencidos de que a vacina é a forma mais segura e rápida de controlar a pandemia, outros milhares de trabalhadores tiveram que lutar para conseguir se vacinar.

Protocolos sanitários

Com o avanço da vacinação e os indicadores da Covid em queda, muita gente que estava em home office retornou ao trabalho presencial. O último episódio da série destaca a importância dos cuidados e protocolos sanitários. Aos empregadores, cabe o dever de zelar pelo ambiente de trabalho. Aos trabalhadores, o de cumprir as regras.

Deixe um comentário

Categorias