Brasil das Gerais faz homenagem a Dona Lucinha

Conhecida pela sua paixão pelo fogão, ela desfilou no carnaval da Sapucaí, quando foi tema da Salgueiro em 2015, escreveu livros, foi professora e até vereadora. Essa foi Maria Lúcia Clementino Nunes, a Dona Lucinha, que será homenageada no Brasil das Gerais da próxima segunda-feira, dia 15/04, às 11h.

No último dia 09, a cozinheira que dominava a colher de pau faleceu aos 86 anos. Tanto os que trabalham nos bastidores da cozinha como os apaixonados pelo sabor da comida mineira lamentam a sua morte. Para lembrar a trajetória de Dona Lucinha e conferir segredos, curiosidades e lados pouco conhecidos da cozinheira, compartilhados por quem conheceu, conviveu e se inspirou com seus ensinamentos, a jornalista Patrícia Pinho reúne, no estúdio, o chef Leo Paixão, o jornalista e crítico gastronômico Eduardo Tristão Girão e o historiador José Newton Coelho Meneses.

O historiador contribuiu para a publicação do livro “História da arte da cozinha mineira por Dona Lucinha”, escrito pela mestra ao lado da filha Márcia e teve um texto de sua autoria publicado na orelha da obra. O chef Leo Paixão, referência da atual gastronomia mineira, compartilha com Dona Lucinha a valorização de ingredientes e produtores locais, além da culinária tradicional de Minas. Já o jornalista Eduardo Tristão Girão, um dos últimos a entrevistá-la, também relembra a trajetória dessa mineira que mantinha os saberes populares nas panelas.

Participação de Dona Lucinha no Brasil das Gerais

Uma das maiores representantes da cozinha mineira tradicional, Dona Lucinha compartilhou sua sabedoria e talento várias vezes com os telespectadores da Rede Minas. Relembre abaixo uma das participações de Dona Lucinha no Brasil das Gerais. Neste programa, ela resgata um pouco da história e das origens da culinária mineira.

 

Luto e reconhecimento

O adeus a Dona Lucinha.

 

Reconhecida internacionalmente, ela não aceitava o rótulo de que comida mineira é pesada.

 

 

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por Rede Minas (@redeminastv) em

 

       

Deixe um comentário