Baixada Fluminense é cenário e tema da Faixa de Cinema

combo_cinema

A Baixada Fluminense é cenário e tema da Faixa de Cinema do dia 1/11, às 23h30. O documentário “Rever”, ganhador do primeiro concurso DocTV, em 2004, é uma experiência temporal vivida em dois momentos, 1981 e 2004, pela lente do cineasta e artista visual João Vargas Penna.

O documentário começa em 1981 quando João Vargas participava, como assistente de som, de um curta-metragem intitulado “Estrela de Ouro”, rodado em Nova Iguaçu, mas que nunca foi finalizado.  Ali, João  fotografava o entorno marcado por rostos, lugares, olhares, crianças e adolescentes em meio a Baixada Fluminense, já na época muito precária e pobre. Em 2004, 23 anos depois, Vargas retorna ao local com o propósito de encontrar aquelas pessoas e tentar desvendar o que a vida tinha dado para elas tanto tempo depois. “Rever” é a oportunidade de mostrar que o tempo fez dos meninos, homens em meio às mesmas dificuldades do passado, numa região ainda castigada por dificuldades econômicas e sociais persistentes.

REVER
Em 1981 passei uma semana na Baixada Fluminense, periferia do Rio de Janeiro, onde fiz diversas fotografias. Em 2004 voltei à baixada, com uma equipe de filmagem, para rever as pessoas e locais fotografados.

Rever55min | 2005
Ficha técnica:
Direção e roteiro: João Vargas Penna
Trilha sonora e edição de som: O Grivo
Câmera: Marcelo Bredariol, Geraldo Pereira
Montagem: Célia Freitas
Pesquisa e assistência de direção: Geraldo Pereira
Produção executiva: Pedro Rosa, João Vargas Penna

       

Deixe um comentário