A arte do bordado é apresentada no Brasil das Gerais nesta segunda (16)

Temática faz parte da programação especial da atração em comemoração ao “Ano da mineiridade”

A mineiridade é abordada em programas especiais do Brasil das Gerais durante todo o ano. As edições trazem temáticas com foco em regionalidade, comportamento e tradição. Na atração desta segunda (16), às 13h, a arte do bordado ganha espaço na tela. O ofício comum no estado se apresenta com técnicas diferentes em cada região de Minas. Além de sustento, a agulha é uma importante ferramenta de transformação e empoderamento.

Para falar sobre o assunto, a jornalista Patrícia Pinho conversa com a pesquisadora Maria do Carmo Guimarães Pereira, que também é gestora do Memorial do Bordado e diretora do Maria Arte e Ofício. Também participa do programa a bordadeira e arte educadora Tatiana Sansi, do projeto Bordô.

Colares bordados da Bordô
Foto: reprodução Instagram Bordô (@bordo.amao)

Ano da Mineiridade

Lançado em março, o Ano da Mineiridade é uma iniciativa do Governo de Minas Gerais e da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) para exaltar Minas Gerais e as características únicas pelas quais o povo mineiro é reconhecido.

Mais na programação do Brasil das Gerais

Literatura e saúde também são temas do Brasil das Gerais esta semana. Na terça (17), o programa fala sobre cirurgias reconstrutivas e, na quarta (18), sobre a Síndrome de Peter Pan, uma referência às pessoas que nunca crescem. Já na quinta (19), o programa entra no ritmo da Bienal do Livro e fala sobre como os clubes do livro incentivam o hábito da leitura. Sexta (20) é dia Mundial da Abelha, e o programa aproveita a data para abordar a defesa e preservação do planeta.

Deixe um comentário