Agenda volta à programação diária repaginado, celebrando 35 anos dedicados à cultura

Atração traz colunas diárias da cena cultural, espaços dedicados ao interior do estado, conteúdos que valorizam a comunidade LGBTQIA+ e outras novidades a partir de segunda, dia 04 de abril

O Agenda festeja 35 anos em 2022. O programa mais antigo da Rede Minas, que mantém gerações de fãs, começa abril repaginado. A atração reestreia na programação diária da emissora pública mineira com o compromisso de mostrar a cultura produzida e apresentada em todas as regiões de Minas Gerais. Com direção e apresentação da jornalista Dani Vargas, que há mais de 20 anos atua na área cultural, o Agenda retorna ao horário nobre, às 19h, de segunda a sexta, com novidades. Colunas diárias abordam os mais diversos segmentos culturais apresentadas por quem entende do assunto. A atração ainda garante um quadro semanal destacando o trabalho de artistas da cena LGBTQIA +.

O interior do estado ganha os holofotes no Agenda, que exibe reportagens diárias para trazer as raízes da cultura mineira para a tela. “Estamos afinando as pautas com as parceiras para conseguir mostrar para o norte a arte produzida no sul, leste, oeste, centro-oeste, Vale do Jequitinhonha e tantas outras regiões culturalmente ricas”, explica Dani Vargas. Para abrir a nova fase, o programa mostra, nesta segunda (4), o artista juiz-forano Gerson Guedes, conhecido pelos trabalhos com pinturas e textos. O interior também é apresentado na coluna diária “Janela de Minas” e no “Agendão”, quadro exibido às sextas que mostra o que acontece em todo o estado.

O Circuito Liberdade, em Belo Horizonte, se tornou parada obrigatória para os fãs da arte e tem lugar cativo na programação do Agenda. O complexo é composto por 22 espaços culturais que recebem exposições, shows e outros eventos. Todas as terças-feiras, o programa traz uma reportagem especial mostrando o que está em cartaz nessa rota cultural. Se o Agenda vai à cultura, a cultura também vai ao Agenda. Todas as sextas, convidados especiais vão para o estúdio da emissora pública mineira para um bate-papo com Dani Vargas.

As expectativas são as melhores possíveis. Nossa equipe está super afinada e com aquele friozinho gostoso na barriga.

Dani Vargas

Colunas – o que vem por aí

O microfone do Agenda dá voz a todos segmentos da cultura em colunas diárias comandadas por especialistas e profissionais da emissora pública mineira. “A Rede Minas é, por si só, uma atração cultural. Aqui temos jornalistas especializados em várias artes e são eles que vão reforçar essa nova fase do programa como colunistas”, afirma Dani Vargas. Nesse time, marcam presença semanal Brenda Marques, Fernando Tibúrcio, Terence Machado e Vinicius Micheletto. O programa ainda conta com Waleska Falci, da Rádio Inconfidência, e Carol Braga, do portal Culturadoria.

Brenda Marques, Fernando Tibúrcio, Waleska Falci, Terence Machado, Vinicius Micheletto e Dani Vargas

O interior tem cadeira cativa no Agenda. O programa estreia a nova programação com a coluna “Janela de Minas” com o estado retratado pelo olhar do mineiro. São fotógrafos profissionais e amadores que apresentam suas cidades pelos registros da lente.

Os destaques do mundo literário abrem a semana do Agenda, na coluna “Dedim de prosa e poesia”, com a jornalista Brenda Marques. Integrante da equipe da Rede Minas, Brenda é escritora, mestre em Literatura e doutorando em Estudos da Linguagem. Nesta segunda (04), ela estreia a coluna apresentando poesia sonora em um vídeo performance.

Quarta é dia de três colunas especiais. A “Cultura nerd” é apresentada por Vinicius Micheletto e traz as séries coreanas para estrear o espaço na programação. No mesmo dia o Agenda faz uma visita à Waleska Falci no estúdio da Rádio Inconfidência. Ela bate ponto com o “Primeira mão” falando sobre os lançamentos da cena musical. Para abrir a coluna, o novo trabalho da cantora e compositora Mariana Cavanellas. Dani Vargas comanda a cena com “Todas as cores”, trazendo, para o estúdio, artistas da comunidade LGBTQIA+ que falam sobre seus trabalhos.

Às quintas-feiras, Fernando Tibúrcio abre as cortinas para falar da sétima arte no “Cinematógrafo” e estreia com a crítica dos cem anos de Nosferatu, o clássico do terror que levou o vampiro para a telona.

E pra encerrar a semana no Agenda, o baterista e apresentador do Alto-Falante, Terence Machado, chega com “Bonuscast” mostrando curiosidades da música e do mercado pop, às sextas. Falou em teatro, Carol Braga entra em cena. A atração traz os comentários da jornalista quando o teatro subir no palco da atração na coluna “Culturadoria em cena”.

Sobre Dani Vargas

Dani Vargas, que agora assumiu a missão de comandar o Agenda na programação diária, tem mais de 20 anos de experiência na cobertura jornalística da cultura. No currículo, além da Rede Minas, integra a equipe do Canal Brasil e atuou na TV Alterosa, além de trabalhos em importantes eventos da cena cultural, como as Mostras de Cinema de Tiradentes, Ouro Preto e BH.

Quando assistir ao Agenda

Programa Agenda: segunda a sexta-feira, às 19h, com reapresentação aos sábados, às 12h30
Quadro Agenda: segunda a sexta-feira, no Jornal Minas 1ª Edição, às 12h30

Comentários

Deixe um comentário

Categorias