A arte e a vida de damas da música brasileira em destaque na Faixa de Cinema

Crédito das fotos: WB Produções / Acervo Carmen Miranda

A Faixa de Cinema abre alas para duas damas da cena musical e cultural brasileira: Bibi Ferreira (1922–2019) e Carmem Miranda (1905–1955). A Faixa exibe, no dia 28/5, às 23h, o documentário “Bibi In Cena” (2006), de Wesley Telles e Bruna Dornellas, inédito na TV aberta. No dia 4/6, às 23h, é a vez do documentário “Carmen Miranda: Bananas is my Business” (1995), de Helena Solberg.

Não à toa, essas mulheres, talentosas e vencedoras, souberam levar o nome do Brasil para o mundo. Em comum tinham baixa estatura, mas nos palcos as “pequenas” se agigantavam, cada qual com o seu dom de cantar e encantar multidões.

O documentário Bibi In Cena traz um pouco da vida e a trajetória da artista até o ano de 2006, quando foi produzido. A obra conta com depoimentos de amigos, família e da própria Bibi, relatando experiências desde a infância até o sucesso nos palcos.

O docudrama Carmen Miranda: Bananas is my Business (1995) é resultado de uma criteriosa pesquisa biográfica da cineasta, produtora e roteirista Helena Solberg, que assina a obra-prima do cinema nacional. Solberg leva o seu olhar feminino e sensível para o fenômeno cultural chamado Carmen Miranda (1909-1955).

Programação:

– 28/5, às 23h: “Bibi In Cena”, de Bruna Dornellas e Wesley Telles
– 4/6, às 23h: “Carmen Miranda – Bananas is my Business”, de Helena Solberg

Deixe um comentário