Universo infantil invade programação da Rede Minas esta semana
Diversos programas celebram o Dia das Crianças com show, filmes e entrevistas temáticas relacionadas à infância.
O próximo dia 12 é um dos mais alegres do ano: o dia das crianças. Para celebrar a data, atrações da Rede Minas trazem edições especiais que repercutem a temática infantil na música, teatro, cinema, literatura e no dia a dia. A programação vai além do lúdico e aborda temas importantes relacionados à infância, como perdas e desenvolvimento dos pequenos.
Confira abaixo detalhes da programação especial, que promete agradar não só a criançada, mas também adultos, com muita informação e entretenimento.
Música para crianças no Hypershow
É com canções infantis que a programação começa! Neste sábado, 09, às 17h, o Hypershow apresenta duas atrações do festival Música para Crianças. A Cia Pé de Moleque traz o espetáculo Canto de Passarim. Já o violeiro, cantor e compositor Rubinho do Vale, um dos pioneiros do trabalho musical voltado para criança, apresenta o show “Inventa”.
Arte, vida e empatia: Kafka e Grupo Galpão no Agenda
No Dia das Crianças, o Agenda, às 19h10, traz uma entrevista especial com o Grupo Galpão sobre o curta “A primeira perda da minha vida”. Eduardo Moreira (roteiro), Inês Peixoto (direção) e a filha do casal Bárbara Luz (atriz) conversam sobre os bastidores desse trabalho que junta teatro e cinema.
O curta é inspirado em uma delicada história que envolve o escritor Franz Kafka. Numa praça de Berlim, por volta de 1923, ele teria se comovido com o choro de uma menina, que acabara de perder sua boneca predileta. Comovido, o escritor buscou consolá-la e inventou que a companheira de pano havia viajado, mas manteria contato por meio de cartas, das quais ele seria o portador, contando suas aventuras e descobertas.
O especial ainda entra no universo do espetáculo interativo “Os Pequenos Mundos“, do grupo catarinense Eranos – Círculo de Arte, que integra a programação digital do CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil. O Agenda conversa com a atriz e fundadora do grupo cênico, Sandra Coelho, que destaca a valorização da cultura infantil e o protagonismo de crianças nas artes.
Animação e stop-motion na Faixa de Cinema
Na sexta, 15, às 23h, a Faixa de Cinema exibe dois curtas. Adaptação literária de Ângelo Machado, a animação 2D “O Casamento da Ararinha-Azul”, de Marcelo Branco e F7 Comics, traz uma história de amor, lealdade e magia para toda a família. Em 2013, o filme recebeu o Prêmio Especial do Júri no Festival Curta Amazônia (RO) e o Prêmio Júri Popular no FATU (RJ), além de ter sido filme convidado na CineOP (MG).
Em seguida, o misterioso stop-motion com bonecos “O Quebra Cabeça de Tarik” (Classificação: 10 anos), de Maria Leite, aborda os conflitos entre criador e criatura em um experimento científico.
O Casamento da Ararinha-Azul O Quebra Cabeça de Tarik
Sonhos, desenvolvimento e brincadeiras no Brasil das Gerais
A semana do Brasil das Gerais é toda dedicada às crianças e ao futuro dessa geração que vive uma virada nas convivências familiares, sociais e tecnológicas.
Na segunda, 11, às 17h30, um papo sobre sonhos e profissões. A psicóloga clínico infantil Grazi Ribeiro e o professor do Centro Pedagógico da UFMG Marcos Sala falam sobre a importância de estimular os sonhos, autoconfiança, habilidades e ambições da infância para o amadurecimento e para considerar o futuro profissional. Três crianças contam com o que querem trabalhar quando crescerem.
Além das crianças, no dia 12 é também comemorado o Dia nacional da Leitura. O Brasil das Gerais une os temas em uma celebração ao conhecimento, criatividade, desenvolvimento da inteligência e gosto pela literatura logo cedo. A professora e doutora em Ciência da Informação, Fabíola Farias, e a psicopedagoga, Joana D’Arc Bitencourt, conversam sobre os benefícios da leitura e o direito das crianças ao acesso à educação e à cultura. E tem dica de leitura! Quem faz as recomendações é um Youtuber de 14 anos.
Senta, que lá vem estória! Quarta, 13, é dia de falar de uma arte ancestral, considerada uma das primeiras formas de comunicação e expressão do ser humano: a contação de estórias. Além de contribuir para a criatividade e imaginação, ela auxilia na formação das crianças e também traz benefícios para jovens e adultos. O programa recebe a contadora de histórias e psicóloga Alessandra Visentin e a psicopedagoga Helenice Matias.
Na quinta, 14, o papo é sobre hiperexposição à tecnologia e desenvolvimento de crianças e adolescentes. Renata Sartori, psicóloga e psicopedagoga, e Rogério Correia, doutor em Educação e professor da Escola de Educação da UFMG, falam sobre os prós e contras de expor crianças a informações em redes sociais e sites de notícias. Qual o limite? Como intermediar? Qual o papel das escolas?
A semana chega ao fim em meio à natureza, com um resgate a brincadeiras tradicionais. Flávia Pellegrini, educadora e idealizadora do projeto Na Pracinha, e Ana Carol Thomé, pedagoga e idealizadora do projeto Ser Criança ė Natural, falam da importância do contato dos pequenos com a natureza. Esse ambiente estimula a cooperação, a autoestima e a criatividade. É galho que vira espada, folha que vira barquinho… a imaginação é livre! Os benefícios são intelectuais, emocionais e físicos. O programa ainda fala dos impactos do confinamento, durante a pandemia.
Alienação parental e literatura no Opinião Minas
A separação de um casal pode gerar consequências emocionais, psicológicas e comportamentais negativas principalmente para os filhos, quando os adultos têm dificuldade em lidar com o processo. Na véspera do Dia das Crianças, dia 11, quem fala sobre o assunto no Opinião Minas, às 20h, é Rodrigo da Cunha Pereira, advogado e presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família.
Existem assuntos proibidos quando pensamos em livros para as crianças? Na terça, 12, a pesquisadora de literatura e livros para crianças e jovens Fabíola Farias dá orientações sobre a escolha de livros para esse público.
Vamos brincar?
Dois festivais com a turma da Sésamo serão exibidos em parceria com a TV Cultura, no domingo, 17. Às 12h30, o Festival Vamos Brincar promove um encontro com crianças e famílias. Conteúdos divertidos abordam a importância dos hábitos saudáveis na primeira infância. Às 13h, o Festival Monstros em rede auxilia as novas gerações a lidarem de forma segura com os meios digitais.
Programação da Semana da Criança
09/10
17h – Hypershow (Música para Crianças)
11/10
17h30 – Brasil das Gerais (O que você quer ser quando crescer?)
20h – Opinião Minas (Alienação parental e os desafios no Brasil)
12/10
17h30 – Brasil das Gerais (Dia da Leitura: um hábito que muda o mundo)
19h10 – Agenda (“A primeira perda da minha vida” e “Os Pequenos Mundos”)
20h – Opinião Minas (Livros infantis: quais temas eles devem trazer?)
13/10
17h30 – Brasil das Gerais (Contação de estórias estimula imaginação e sentimentos)
14/10
17h30 – Brasil das Gerais (Crianças x informação: como equilibrar essa relação?)
15/10
17h30 – Brasil das Gerais (Criança e natureza: relação saudável para a vida toda)
23h – Faixa de Cinema (“O Casamento da Ararinha-Azul” e “O Quebra Cabeça de Tarik”)
17/10
12h30 – Festival Vamos Brincar
13h – Festival Monstros em rede
Deixe um comentário